5 coisas sobre tecnologia que você pode não saber

A tecnologia está presente em todos os momentos da nossa vida, desde o momento em que acordamos e conferimos o horário no smartwatch, até a hora de deitar e colocar o despertador no seu celular para o dia seguinte.

Não tem para onde fugir, e essa tendência e dependência tecnológica tende a ser cada vez maior com o passar dos anos, afinal, cada vez mais, vemos novas tendências surgindo e hábitos mudando por completo, como por exemplo, as compras de sua bomba hidráulica que agora são feitas de maneira totalmente digital. 

No meio de tantas novidades e desse mundo gigante que é o universo virtual, existem alguns detalhes e curiosidades que nem todo mundo sabe ou conhece. 

No texto de hoje, nós separamos 5 coisas sobre a tecnologia que você pode não saber, são detalhes interessantes e curiosidades atrativas para que você saiba mais sobre esse universo, bora conferir? Então vamos lá!

  1. O e-mail veio antes da internet

Muitas pessoas vivem se questionando, quem veio primeiro o ovo ou a galinha? Mas, existe uma pergunta ainda mais intrigante e que parece até simples de responder, quem veio primeiro, o e-mail ou a internet?

Se você respondeu a internet, saiba que está completamente errado, por mais que pareça ser uma pergunta simples, essa é considerada uma das grandes pegadinhas do mundo tecnológico. 

O primeiro e-mail foi criado em 1965, conhecido como MailBox desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), já a primeira conexão de redes de internet só foi ao ar em 1969, ou seja, podemos falar que o e-mail foi uma das primeiras tecnologias de comunicação como conhecemos hoje.

  1. A origem da palavra “robô”

Muitas pessoas conhecem os robôs através de filmes de ficção científica ou acreditam que eles só sejam um sistema de automação, mas na realidade, esse é um termo extremamente antigo e até mesmo cruel para essas máquinas. 

A palavra “robô” remete a trabalho forçado ou escravidão, e foi escrita em 1920 pelo jornalista e filósofo checo Karel Capek. 

Ele utilizou o termo “roboti” em uma peça teatral de sucesso da época, e remetia a “trabalhadores em massa, sem alma e sem sentimentos”, ilustrando máquinas que realizavam as mesmas atividades que os humanos só que de forma neutra e sem reações. 

  1. A primeira página da web ainda está no ar

Nos dias de hoje, existem milhares de sites espalhados pela web, mas você já parou para pensar em qual foi o pioneiro de todos eles? Ou seja, a primeira página disponível dentro dessa imensidão de dados que temos acesso nos dias de hoje?

O primeiro site ficou conhecido como “The World Wide Web project”, e foi desenvolvido pelo cientista britânico Tim Berners-Lee em 1991. 

O detalhe mais interessante é que a página ainda está no ar, basta clicar neste link para conferir como era o primeiro site da história da humanidade. 

  1. Um disco rígido pesava muito mais do que você imagina

Quanto pesa um disco rígido de 5MB nos dias de hoje? Na verdade, talvez nem existam mais discos de 5MB devido a sua memória extremamente pequena, porém, eles são minúsculos e cabem na palma de nossas mãos. 

Porém, o primeiro computador lançado em 1956 continha um disco rígido de 5MB que pesava nada mais nada menos do que uma tonelada. 

Você não leu errado, eram cerca de 1.000 quilos para que aquele disco funcionasse, difícil de ser carregado, não acha?

  1. A primeira câmera do mundo levou oito horas para tirar uma foto

Nos dias de hoje, basta pegar o celular e em menos de 10 segundos é possível tirar uma foto de qualidade do seu carrinho plataforma, certo? Porém, quando a primeira câmera fotográfica surgiu, as coisas costumavam demorar muito mais. 

A primeira fotografia da história, foi registrada no ano de 1826 na região de Le Gras, na França, e para que uma placa de estanho pudesse receber a imagem, foram necessárias  oito horas de exposição à luz. 

Para alívio das pessoas, 13 anos depois esse tempo foi reduzido para “apenas” 15 minutos, uma evolução até que rápida para a época. 

O que achou sobre o texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado do post, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.