5 dicas para atrair mais pacientes para o seu consultório odontológico através das redes sociais

5 dicas para atrair mais pacientes para o seu consultório odontológico

Cada vez mais temos visto a importância das redes sociais para a divulgação e o crescimento dos negócios de diversos setores. Os benefícios do uso da internet como ferramenta de marketing podem ser desfrutados, inclusive, por consultório odontológico.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), os celulares são os principais meios de acesso à internet no Brasil. Sendo que atualmente existem mais de 130 milhões de contas ativas, apenas nas redes sociais locais.

Esse alto número de acessos via mobile podem ajudar a atrair e fidelizar pacientes, além de garantir a presença no mercado e melhorar a visibilidade do consultório.  

A importância das redes sociais no crescimento de um negócio

Os canais de comunicação online têm representado uma grande evolução para as técnicas de marketing de todas as empresas. Principalmente porque eles possibilitam o aumento da visibilidade do seu negócio e a melhora na captação de novos clientes.

Por meio de planejamentos estratégicos e da disponibilização de conteúdos relevantes e de qualidade, as empresas podem obter vantagens como:

  • Consolidação da marca;
  • Fidelização de clientes;
  • Aumento da satisfação com o atendimento;
  • Conhecimento detalhado do público-alvo;
  • Recebimento de feedback construtivos;
  • Engajamento e publicidade gratuita ou com custos reduzidos

Os benefícios são tão interessantes que uma pesquisa realizada com mais de sete mil empresas, pelo Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, aponta que mais de 78% dos negócios brasileiros estão presentes nas redes sociais.

O melhor é que tudo isso pode ser aplicado para os negócios relativos à área da saúde, como estética, dermatologia e odontologia.

Como a internet tem revolucionado a área da saúde

A tecnologia tem tido um papel cada vez mais relevante na área da saúde, desde o desenvolvimento de equipamentos que auxiliam nos tratamentos, até na forma de prestar serviços e na criação dos softwares de gerenciamento.

Nesse avanço, a internet tem sido fundamental para melhorar a comunicação entre especialidades médicas e para aproximar o relacionamento entre os pacientes e os profissionais, possibilitando diagnósticos mais apurados e até a realização das teleconsultas.

Além disso, a comunicação digital viabiliza as plataformas de gerenciamento de consultórios. 

Na prática, esses softwares compilam em um único lugar o serviço de agenda, prontuários médicos, dados financeiros, inventário de estoque, entre outros, facilitando o trabalho das equipes médicas.

Esses programas ainda permitem que a equipe possa enviar e-mails e SMS para parabenizar os pacientes em seus aniversários e lembrá-los, automaticamente, de consultas e exames.

Mas sem ser por meio desses sistemas fechados, os profissionais da saúde também podem utilizar as redes sociais para alcançar um público externo e atrair novos pacientes para o consultório. Agora, nós vamos te explicar como.  

Como atrair mais pacientes para o consultório odontológico

A internet tem promovido uma estratégia de marketing menos agressiva, que agrada mais o público e que aproxima os dentistas dos internautas. Desta forma, é mais fácil converter seguidores em pacientes e ainda fidelizá-los ao seu serviço.

  1. Utilize aplicativos de mensagem para comunicação facilitada

As pessoas têm usado aplicativos como Telegram e o WhatsApp para se comunicar diariamente. 

Por isso, aproveitar esse meio é uma forma mais fácil e eficiente de contatar os pacientes e alertá-los sobre os horários de consultas e confirmar a presença.

Ainda que os consultórios odontológicos sejam proibidos de revelar – por meio dos canais digitais – o valor de um implante dentário, por exemplo, é possível utilizar essas plataformas para divulgar conteúdos autorais sobre o cuidado com a saúde bucal ou a sua importância.

  1. Esteja constantemente presente nas redes sociais

Além do conteúdo postado apresentar os problemas bucais e os tratamentos possíveis, é preciso estar atento ao embasamento científico das soluções sugeridas e à frequência dessas postagens.

Ao passar tempo demais sem se comunicar com os pacientes, o algoritmo pode considerar o seu conteúdo menos relevante e deixar de apresentá-lo na timeline do seu público. 

Ao mesmo, exagerar na quantidade de postagem pode tornar sua presença online desinteressante.

  1. Divulgue os benefícios de cada tratamento

As redes sociais são fundamentais para a divulgação dos tipos de serviços disponíveis, como ele é realizado, quais materiais são utilizados e, principalmente, quais são os seus benefícios.

É permitido conteúdos em textos, fotos ou vídeos, desde que não seja transmitido a identificação de pacientes – sem o seu consentimento –, a realização de promoções de procedimentos ou o valor padrão, como quanto custa lente de contato dental, por exemplo, visto que o valor pode sofrer alterações em quadros específicos.

  1. Monitore os resultados

O acompanhamento dos resultados e a comparação de gráficos é fundamental para a constatação de quais ações estão sendo bem sucedidas e quais devem ser modificadas. 

Nesse contexto, fatores como a queda nas visualizações ou no engajamento dos seus posts são indicativos de que mudanças precisam ser feitas e é possível identificar as alterações necessárias por meio do monitoramento recorrente.

  1. Estimule o feedback dos pacientes

As avaliações positivas de outros pacientes são decisivas para a escolha de marcar uma primeira consulta no seu consultório. 

Por isso, incentive-os a deixar avaliações nas páginas do Facebook ou no Instagram, bem como em plataformas de busca.

Considerações finais

Independentemente dos sites escolhidos, é preciso estar ciente do Código de Ética da Odontologia e averiguar se a conduta é permitida, obedecendo às normas estabelecidas para a presença digital.

Responder publicamente questões como quanto custa lente de contato dental ou criticar o procedimento utilizado por outros profissionais é proibido para qualquer consultório ou profissional, por isso é preciso ter atenção e concentrar as ações em conteúdos educativos e de qualidade.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

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