6 dicas de SEO para Sites, Blogs e E-commerce

dicas de SEO para Sites

Quer saber como aumentar o tráfego do seu blog e aumentar as vendas da sua loja virtual? Confira agora x dicas práticas e aplicáveis de SEO para você conquistar o topo do Google!

O Google e os demais mecanismos de busca tornaram-se uma espécie de vitrine para negócios que querem aumentar suas vendas por meio da internet e ganhar autoridade em seu mercado de atuação.

Acontece que estar no topo e ser os primeiros resultados das pesquisas não é uma tarefa tão simples assim.

Antes de qualquer coisa, o efeito Google para as empresas é muito objetivo e simples de entender: você faz uma pesquisa, em qual resultado você clica? Provavelmente em um dos 3 primeiros.

Porém, rankear é basicamente otimizar o seu site, blog ou e-commerce de acordo os algoritmos e exigências do Google para que eles se tornem relevantes para os motores de busca.

Parece complexo? Então acompanhe agora 6 dicas com estratégias de SEO!

1 – Selecione palavras-chave

Lembra quando você era criança e tinha a palavra-chave mágica para entrar no castelo? Ela também existe para rankear no Google, mas com a diferença de que essa é você quem determina de acordo sua persona e o que ela procura.

A palavra-chave é o termo que um potencial cliente da sua loja virtual usa para realizar uma busca no Google, geralmente com o intuito de solucionar algum problema (que pode ser o seu produto).

Portanto, para o seu site figurar no topo faça o seguinte:

  • Use termos específicos do seu segmento;
  • Conheça a intenção de busca do público;
  • Acompanhe os primeiros resultados deste termo;
  • Use ferramentas para chegar o volume das palavras.

Além da estruturação do site, palavras-chave são usadas também para otimizar conteúdos!

Por exemplo, um blog de odontologia pode publicar um artigo sobre o implante de dente valor a partir da palavra-chave implante dentário.

2 – Corresponda à intenção de busca

Esta dica vai especialmente para a produção de conteúdo!

Os conteúdos devem ser o mais completos possível e corresponder ao que foi pesquisado pelo usuário, esse é um dos critérios de posicionamento do Google, inclusive.

Sendo assim, selecione o tema, a palavra-chave e separe os tópicos mais relevantes acerca daquele assunto, cheque suas variações, atualizações, informações mais valiosas e por aí vai.

Pense sempre que o conteúdo existe para gerar valor ao usuário, ou seja, ele pesquisa pela solução de algum problema ou tem alguma dúvida relacionada a determinado tema. Então, dê a ele respostas para que ele tenha uma experiência agradável na página.

3 – Cuide da sua URL

As URLs são muito importantes para o seu site posicionar!

Bom, antes de mais nada: a URL é o endereço do seu site e é o link responsável por fazer com que pessoas o encontrem e consigam acessá-lo.

Então, o endereço do seu site deve corresponder à buca e ser de fácil memorização, usar palavras-chave é uma boa opção.

Naquele conteúdo de implante, por exemplo, a URL poderia ser: implante-dentario-valor ou implante-dentario, somente.

Para posicionar, um site precisa ter autoridade e relevância, então não troque a URL das páginas pois isso pode fazer com que elas “sumam” do radar dos usuários. Sabe o “page is not found”? Então.

4 – Atualize seu site e os conteúdos

Já pesquisou por algo, viu que o post era de 2007 e desistiu de acessar? Esse é um dos motivos para realizar a atualização da página.

Sempre que alguma informação importante sobre sua empresa, produto, mercado ou conteúdo criado mudar, é importante que suas páginas estejam devidamente atualizadas com as novidades.

Páginas que estão atualizadas passam maior credibilidade ao público e possuem outras vantagens como:

  • Mais acessos;
  • Maio relevância;
  • Melhor posicionamento;
  • Melhora na experiência do usuário.

5 – Aplique o design responsivo

As pessoas só usar computador para trabalhar e olhe lá, então não desperdice audiência!

Um site responsivo se adequa a diferentes formatos e telas e faz com que usuários mobile consigam ter uma experiência agradável, sem imagens quebradas, blocos de texto, dentre outros fatores.

Ser mobile friendly é atualmente um dos requisitos mais importantes de SEO.

6 – Faça backlinks

A audiência é cíclica. Saiba jogar o jogo!

Em outras palavras, tenha em mente que sites e blogs mesmo que estejam relacionadas ao mesmo segmento podem ter audiências não similares.

Isso acontece porque na internet diferentes pessoas em momentos distintos estão realizando buscas para o mesmo assunto mas não nos mesmos lugares.

Por isso, a estratégia de backlink (ou troca de link) serve para que você troque sua audiência com outras páginas.

Por exemplo: o dentista daquele artigo sobre implante pode linkar para um conteúdo sobre tratamento de canal ao decorrer do conteúdo e vice-versa, assim os dois sites trocam audiência.

O maior benefício de trocar links é: quanto mais domínios apontam (direcionam) para o seu site, maiores são as chances dele se tornar relevante para os algoritmos do Google.

Por fim, se você quer vender mais na sua loja virtual ou fazer seu site aparecer entre os mais relevantes do segmento a metodologia SEO é indispensável.

Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal

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