O que você precisa saber sobre os algoritmos

Você já parou para pensar o que faz um conteúdo ganhar mais visibilidade do que o outro, seja nas redes sociais ou nas plataformas de busca como o Google? Já se perguntou qual o motivo que faz com que a plataforma enxergue um determinado texto mais indicado do que o outro? Será que esse é um fator randômico? É sorte? Ordem de postagem? O que faz alguém conseguir se destacar de maneira natural?

 

Se você realizar uma pesquisa ou for rolar o feed do seu Instagram, vai ver que nada é feito por aleatoriedade, tudo tem um motivo e uma razão para acontecer, o seu feed provavelmente será diferente do que outros, enquanto a sua pesquisa no Google, irá te fornecer os melhores e mais completos conteúdos sobre compressor de ar que você precisa saber. 

 

Afinal, a própria plataforma entende suas necessidades e te indica os conteúdos que mais se encaixam com o seu perfil, aqueles que possuem maior chance de serem consumidos por você e os que têm maior qualidade, mas como acontece esse filtro? Como a própria plataforma entende o que você precisa? Bom, tudo isso é possível graças aos famosos algoritmos. 

 

Os algoritmos parecem até um termo complicado e difícil de serem decifrados, mas mesmo que cercados de códigos acredite, é muito mais fácil de descobri-los do que você imagina, no texto de hoje, separamos um conteúdo completo falando sobre os algoritmos, bora conhecer mais sobre eles? Então vamos lá!

 

O que são os algoritmos?

 

Um algoritmo pode ser considerado como uma sequência de raciocínios, instruções ou operações para alcançar um objetivo, fazendo com que existam passos determinados e operados de forma sistemática, olhando assim, parece até algo complexo, mas acredite, é muito mais fácil do que você imagina.

 

O algoritmo é aquilo que compreende, analisa, estuda e transforma em um padrão, um determinado sistema, podemos citar por exemplo, o algoritmo do Google, ele coleta todos os dados presentes em um site, faz a análise deles e determina a sua qualidade, encontrando uma padronização para ranquear-lo de forma positiva ou negativa. 

 

Nas redes sociais, o algoritmo tem a mesma função, eles coletam e analisam os dados comportamentais de um usuário, e estabelecem um padrão de qual tipo de conteúdo é mais provável que ele gosta de consumir, construindo o seu feed e suas sugestões através dessa “análise”.

 

Dessa forma, de maneira bem resumida, o algoritmo nada mais é do que um programa que, através da coleta, análise e mensuração de dados, consegue oferecer de maneira inteligente, a melhor experiência possível para o usuário dentro da internet. 

 

Se você está pesquisando sobre EPIs, provavelmente a bota de segurança que aparecer para você é a mais indicada e com maior qualidade de acordo com o algoritmo, ou se você gosta de videogames, talvez seu feed no Instagram seja recheado de jogos, tutoriais e reviews de games, tudo isso porque esse programa analisa e entende o que é melhor.

 

Onde os algoritmos são aplicados na internet?

 

Acima demos dois exemplos básicos de plataformas que os algoritmos atuam, que são o Google e o Instagram, além deles, existem diversas outras plataformas no qual ele aparece, como o Facebook, indicando postagens que talvez as pessoas gostem de consumir assim como o Insta, o Twitter determinando também o feed e até mesmo a aba “Para você” nos assuntos mais falados. 

 

O Spotify, criando a própria playlist do usuário e definindo o perfil musical daquela pessoa e o Youtube, realizando indicações de vídeos e mostrando o que cada um gostaria de consumir.

 

Como funciona o algoritmo na web de forma resumida?

 

O primeiro passo de um algoritmo é o rastreamento e a coleta de dados, ele faz toda a pesquisa e começa entendendo quais as informações mais relevantes do usuário ou no caso do Google, daquele site, depois de toda a coleta, ele vai adicioná-lo em sua rede central, no caso das plataformas de busca, ele vai analisar tudo e entender a sua qualidade e se o site se encaixa com aquilo que é oferecido pelas plataformas. 

 

Já nas redes sociais, é hora de entender o comportamento do consumidor e ver o que melhor se encaixa com o seu perfil, lembre-se, no Google, são analisados os sites e as suas qualidades, enquanto nas redes, o conteúdo varia de acordo com o perfil de cada usuário. 

 

Por fim, é hora de rankear aquilo que irá aparecer, seja pelo gosto pessoal ou pela qualidade apresentada, lembrando que, o algoritmo sempre irá focar naquilo que considera melhor, em conteúdos mais visualizados ou que cumprem os pré-requisitos para terem indicações. 

 

Como e porque os algoritmos são importantes no marketing digital?

 

Muitos podem não perceber, mas entender os algoritmos é crucial para qualquer estratégia de marketing digital, e são justamente eles, que fazem do SEO, um conceito tão estudado, requisitado e utilizado, todo mundo quer ter seu conteúdo no topo e fazer com que as pessoas vejam e consumam aquilo que você oferece. 

 

Mas para isso, é preciso agradar justamente o algoritmo, e entendê-lo de maneira profunda e enfática, saber como oferecer a maior qualidade possível e agradá-lo é fundamental para garantir o seu lugar no topo das plataformas ou aparecer de maneira constante, no feed dos usuários nas redes sociais. 

 

Se você quer otimizar o algoritmo saiba que não existe nenhuma fórmula mágica, assim como um serviço de impermeabilizante de laje, tudo o que você precisa é aplicar qualidade. Procure sempre produzir conteúdos com uma alta qualidade.

 

Explore bem todos os seus assuntos, seja diversificado e acima de tudo, não faça por fazer, quanto melhor e mais otimizado for aquilo que você produz, maior a chance do algoritmo enxergar, reconhecer e colocar a sua página no topo das pesquisas. 

 

O que achou do texto de hoje? Já conhecia os algoritmos? Então deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.