Chatbots: Como utilizar a ferramenta a favor da estratégia do seu negócio

Chatbots

Quando o assunto é melhorar os resultados de venda muitos empreendedores ficam animados, investem tempo e até mesmo dinheiro para que isso aconteça.

No entanto, para conseguir bons resultados, é preciso investir em um atendimento de qualidade. E uma boa opção é investir em soluções tecnológicas que sejam capazes de dar apoio a equipes de vendas e SAC, como os chatbots.

Os chatbots não são uma solução nova, mas continuam sendo extremamente funcionais, além de possuir novas funcionalidades.

Mas, será que esse é investimento é o ideal para o seu negócio?  

Continue a leitura para descobrir!

O que é?

O chatbot basicamente, é um software com inteligência artificial com o objetivo de interagir com o usuário. Isso significa que, ele é programado para simular uma conversa humana e é capaz de realizar pequenos diálogos ou solucionar simples problemas.

Atualmente, podemos observar que os consumidores estão cada vez mais exigentes, e em tempos em que a tecnologia promove agilidade, os usuários estão mais acelerados.

Isso significa que o senso de urgência está mais aguçado, ou seja, “é tudo para ontem”. Não há paciência ou disponibilidade para esperar ser atendido, ou aguardar em uma fila para pagar uma conta.

Diante disso, é importante que as empresas, independente da área, tenham ciência dessa necessidade e  consigam encontrar ferramentas e soluções que possam atender a urgência desses consumidores.

Porque investir nessa tecnologia?

Redução de custos 

Os chatbots são excelentes ferramentas para economia, ou seja, com essa solução em sua empresa é possível reduzir gastos com grandes equipes, telefonia e até a redução de novos equipamentos.

Coleta de dados 

Com a implementação dessa ferramenta é possível coletar informações relevantes sobre o cliente, dados como os seus hábitos e comportamentos.

Esse tipo de informação é fundamental para o bom planejamento de desempenho das estratégias da empresa. Além disso, é possível monitorar as interações, analisar e criar meios ainda mais assertivos.

Contudo, os chatbots oferecem novos recursos para potencializar a área comercial e marketing, pois, dessa maneira é possível compreender a jornada de compra e elaborar as demais estratégias, proporcionando uma boa experiência.

Quais são os benefícios?

Os inúmeros benefícios dessa ferramenta contemplam tanto a empresa quanto os clientes. Veja alguns deles:

Disponível 24H

É muito bom quando estamos no meio da madrugada e dá uma vontade de comer um lanche e você lembra que tem uma lanchonete 24 horas, não é?

Imagine que você teve um dia super agitado, chega tarde em casa e precisa fazer uma cotação urgente de um convênio odontológico, por exemplo. Porém, ao acessar diversos sites, vê que precisa contar com um especialista, mas naquele período não há ninguém para atendê-lo. Frustrante, não é mesmo?

Por isso, o chatbots revolucionaram o atendimento, pois eles permitem que sua empresa esteja sempre disponível, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. 

Para alguns setores como o da saúde, esse atendimento é ainda mais relevante, já que a área trata de situações emergenciais.

Sabemos que, manter uma equipe 24 horas pode ser impossível para a realidade de algumas empresas, e mesmo que seja viável, continua sendo o meio mais caro de atendimento.

Não estar disponível pode ser um fator decisivo para o seu fracasso. Uma vez em que o cliente não encontrou uma solução imediata em seu site, ele procurará outras empresas e as chances de considerar a sua empresa são mínimas.

Por isso, ter um chatbot garantirá que você tenha mais chances de se destacar da concorrência.

Atendimento rápido

Como já falamos anteriormente, os consumidores estão mais exigentes e com isso, é extremamente importante ter um atendimento agilizado.

Por isso, o chatbot é uma excelente ferramenta já que ele permite ter diversas interações ao mesmo tempo. Isso facilita para que seus clientes não fiquem esperando.

Por exemplo, no caso de uma clínica odontológica um chatbot pode atender ao mesmo tempo diversos perfis e demandas, como um potencial cliente que deseja convênio dentista individual e outro que deseja um convênio dental empresarial. 

Quando programado da maneira certa, é possível oferecer uma boa experiência em toda a jornada de compra.

Lembre-se que, o atendimento diz sobre a qualidade dos seus serviços, por isso, invista em um bom atendimento, seja ele por inteligência artificial ou não.

Mais produtividade para as equipes

O desejo de todo gestor é poder melhorar a performance e produtividade da sua equipe. O chatbot possui um papel muito importante nesse aspecto pois ele acelera o atendimento.

Ou seja, ele consegue resolver as demandas mais simples e encaminhar apenas os mais complexos para o atendente.

Isso faz com que sua equipe consiga resultados mais efetivos, ao invés de perder tempo com dúvidas simples e comuns entre muitos consumidores.

Seguindo com o exemplo da cliníca odontológica, quando uma pessoa perguntar por um dentista convênio, a ferramenta poderá ser programada para responder com valores ou opções. 

Ela pode ir guiando esse consumidor com perguntas mais simples, até a contratação efetiva, onde pode ser encaminhado para um atendente humano.

Mas vale mencionar que para ter um bom resultado e fazer com que esse consumidor interaja por mais tempo, é preciso fazer uma programação humanizada, ou seja, que as respostas não sejam monótonas.

Invista em Chatbots

Os chatbots são muito mais que apenas uma tendência, a ferramenta surgiu para revolucionar o atendimento.

Não investir nessa ferramenta poderá deixar o seu atendimento defasado e fazer com que você perca vantagens competitivas em relação a concorrência.

Mas atenção! Quando for contratar uma solução, pesquise quais são as opções disponíveis no mercado e qual se encaixa melhor em seu modelo de negócio. Procure entender a escalabilidade dessa ferramenta e quais são as funcionalidades que ela pode te oferecer.

Sabemos que é possível encontrar inúmeras possibilidades no mercado, que atendem diversos setores e tamanhos de empresa. Por isso, independe do tamanho do seu negócio, não tenha medo.  Investir em Chatbots pode garantir e oferecer o melhor tratamento para os seus futuros clientes.

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na empresa Ideal Odonto.

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