Data Science: O que é? Como usar?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Vanessa Andrade
em junho 15, 2022

Já parou para pensar no número de dados que correm todos os dias na internet? São milhares de informações que são veiculadas diariamente e que podem ser utilizadas a favor da sua empresa, ajudando a entender o mercado, seu público-alvo e auxiliando nas suas tomadas de decisão, dentro da sua empresa e agindo como uma válvula de segurança na tomada de decisões. 

Mas, por mais que os dados estejam disponíveis, como usá-los ao seu favor? Muitas pessoas não sabem ao certo nada sobre isso, e é exatamente aí que entra o Data Science. Esse conceito vem ganhando cada vez mais força dentro das empresas, afinal, ele elimina por completo a decisão opinativa e faz com que os negócios se baseiam em dados para serem guiados, aumentando a chance de acerto e fazendo com que tudo ocorra de forma mais efetiva. 

Se você ainda não conhece sobre o tema, fique tranquilo, no texto de hoje iremos mostrar para você tudo sobre o Data Science, o que ele é e como você pode usá-lo no seu negócio, pronto para descobrir? Então vamos lá!

O que é o Data Science?

Também conhecido como ciência de dados, o Data Science é um conceito que busca coletar, estudar, tratar, analisar e utilizar dados, ou seja, se você precisa tomar uma decisão dentro da sua empresa, ela será totalmente guiada pelo estudo da absorção dos dados coletados. 

Como já citamos acima, o volume de informações disponíveis na web é enorme, e vem crescendo mais com o passar dos anos, se você entrar em um site e compra uma mangueira de incêndio, por exemplo, irá registrar seu cadastro com informações suas, isso gera dados para serem usados pelas empresas, e não são gerados apenas por uma pessoa, mas sim por bilhares através do mundo. 

O Data Science envolve diversas áreas diferentes como computação, matemática, estática e conhecimento do negócio, e o seu principal diferencial é justamente o seu foco em solucionar um problema e basear suas decisões em dados coletados. 

Como usar o Data Science?

Diferente do Business Analytic e Data Analytic que também tomam decisões a partir da coleta de dados, o Data Science possui algumas particularidades e tem uma funcionalidade bem mais ampla, abaixo, separamos alguns exemplos de como você pode usar esse conceito ao seu favor. 

Analisar o comportamento do seu consumidor

A primeira maneira de utilizar o Data Science ao seu favor é analisando o comportamento dos seus consumidores, quem não está na mesma sintonia que seu cliente, tende a sofrer dentro do mercado, é crucial que você saiba conversar com ele e entender melhor sobre seus gostos, preferências, hábitos e outras informações. 

Busque analisar e saber mais sobre ele, isso vai te ajudar a tomar decisões mais assertivas e moldar campanhas voltadas para seus consumidores, aumentando sua assertividade e agradando seu público de maneira mais precisa. 

Solucionar problemas

O Data Science faz com que você consiga entender os problemas que existem dentro da sua empresa e resolvê-los antes mesmo de se espalharem. Com a coleta e análise de dados, fica muito mais fácil enxergar seus erros e corrigi-los de maneira rápida, simples e muito mais efetiva. 

Gerando insights do seu negócio

Como já citamos acima, trabalhar com achismos nunca é um bom negócio, é sempre recomendado que você se baseie em dados para que suas tomadas de decisão sejam mais certeiras e que você consiga alcançar o público da maneira correta. 

Esse conceito, disponibiliza que você gere insights para sua empresa, você começa a ter mais ideias de coisas funcionais e quais caminhos você pode seguir que serão efetivos para você, fazendo com que o seu produto: filtro prensa, encontre o público certo da maneira mais efetiva possível. 

Reduzir riscos

Por fim, você ainda pode utilizar essa metodologia para reduzir os riscos dentro do seu negócio, afinal você consegue ter uma projeção detalhada do que pode ser feito para cortar gastos ou os investimentos com a maior probabilidade de gerar retorno para o seu negócio. 

Além é claro, de se atentar ao cumprimento das normas e se prevenir de sofrer fraudes, tudo isso ajuda a reduzir ou até mesmo inibir qualquer tipo de risco, fazendo com que você consiga ficar mais seguro. 

O que achou do texto de hoje? Curtiu? Já conhecia o Data Science? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!

blank

Artigos Relacionados, Você vai Gostartambém:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade