Endomarketing: quais as vantagens dessa estratégia?

O marketing oferece uma série de estratégias para que empreendedores atinjam seus objetivos. Nos últimos anos, o marketing virou um conceito fundamental para que uma empresa consiga alcançar sua projeção de maneira mais rápida, consistente e segura. 

Em suma, empresas buscam as ferramentas de marketing para atingir uma série de objetivos, como por exemplo:

  • Aumentar a produtividade;
  • Diminuir erros operacionais;
  • Encontrar novos clientes;
  • Buscar novas parcerias;
  • Ganhar reconhecimento;
  • entre outros.

No entanto, queremos ressaltar que um conceito estratégico ganhou muita força na última década, chamado por endomarketing. Você sabe as vantagens de investir em endomarketing?

Foi pensando em questões como essa que resolvemos produzir um artigo para falar mais sobre o endomarketing e suas vantagens para empresas da indústria e varejo. Se interessou pela pauta, então siga conosco e confira a seguir.

O que é endomarketing?

O endomarketing é conhecido também como marketing interno, ou seja, ferramentas e estratégias voltadas para que a empresa valorize seu cliente interno, que nada mais é do que colaboradores, sócios e o quadro de funcionários em geral.

Se você tem uma empresa especializada em vender forno elétrico de embutir, por exemplo, saiba que a aplicação do endomarketing parte do setor de RH em conjunto com o setor de marketing, onde ambos vão executar ações para oferecer a devida valorização ao funcionário. 

Através de campanhas de endomarketing é possível criar relações saudáveis entre as equipes e setores, trazendo uma série de vantagens, como vamos falar mais a seguir.

Mais comprometimento de equipe

Praticar o endomarketing de uma forma correta, traz diversos efeitos positivos e entre os mais notáveis está certamente o comprometimento da equipe.

Se a empresa está fazendo uma campanha para o aumento de vendas de estruturas metálicas no semestre, por exemplo, e o endomarketing está usando seus recursos para engajar a equipe, certamente os colaboradores vão se empenhar mais para alcançar os resultados desejados pelo empregador.

Diminuição do turnover

O turnover é a rotatividade de profissionais dentro da empresa. Você já se deu conta do tamanho do prejuízo que uma empresa tem em contratar um profissional, adaptar ele a profissão e depois ele resolver sair e a empresa tem que contratar outro?

Pois é, o endomarketing visa oferecer a valorização profissional e quando uma pessoa se sente valorizada, ela cria raízes onde está, diminuindo sua vontade de ir embora. 

Essa questão vale para diversas coisas na vida e no ambiente corporativo também, pois a empresa é feita com mão de obra de seres humanos.

Propaganda para outros profissionais

Sabe quando uma pessoa diz para outra, “comprei uma luminária de emergência naquela loja e fui bem atendido”. Isso gera uma propaganda positiva feita boca a boca pelos clientes.

E quando um funcionário seu falar para um amigo que “trabalhar na empresa onde ele  trabalha é muito bom”? A qualidade de marketing que esse tipo de ação gera para sua empresa é formidável! 

Uma empresa só conseguirá chegar a esse nível de satisfação do cliente interno, quando fizer uso contínuo e estratégico do endomarketing.

Essas foram as vantagens que separamos para os empreendedores que estão buscando saber mais sobre os benefícios do endomarketing.

Compartilhe esse conteúdo com amigos e responsáveis pelas tomadas de decisão da sua empresa e nos siga para mais dicas de marketing empresarial.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.