Gestão de metas e vendas: como definir e acompanhar com seu time

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Vanessa Andrade
em agosto 26, 2021

Para quem decide se aventurar no mercado com um negócio próprio, um dos primeiros passos é definir as metas que se deseja alcançar.

A definição de metas é fundamental para traçar um caminho a ser percorrido e alcançar um objetivo, seja para uma empresa de produtos cosméticos ou uma fabricante de estruturas metálicas.

Observar a gestão de vendas e o atingimento de metas é essencial para que uma empresa consiga se desenvolver e se estabelecer no mercado.

Neste texto, iremos falar sobre a gestão de metas, como defini-la e acompanhá-la. Fique conosco e acompanhe.

O que são metas?

Antes de saber como definir e acompanhar as metas de vendas, é importante entender o que é exatamente uma meta.

A meta pode ser definida como os meios para alcançar um determinado objetivo, ou seja, definindo adequadamente essas metas, o caminho se torna viável para chegar a um objetivo.

Por isso, para que uma empresa de purgador de vapor, por exemplo, gerencie suas metas, é fundamental que essas metas sejam descritas, alinhadas e detalhadas com um objetivo específico.

E quando falamos sobre empresas, a meta pode ser, por exemplo, aumentar as vendas em 20%. Perceba que a meta está clara e detalhada, tornando inteligível o objetivo que se deseja alcançar.

Um método muito comum para detalhar as metas nas empresas é por meio da meta SMART, veja o seu significado:

  • Specific (Específica);
  • Measurable (Mensurável);
  • Achievable (Atingível;
  • Realistic (Realista);
  • Time-based (Limitada ao tempo).

Por meio do método SMART, é possível direcionar as ações da empresa para alcançar um objetivo com uma gestão eficiente.

Como definir e acompanhar as metas e vendas?

Já vimos do que se trata uma meta, agora vamos ver como fazer para definir e acompanhar as metas e vendas.

  1. Conheça os objetivos: conforme já mencionado, entender o objetivo é essencial para definir as metas. A partir daí, se inicia o trabalho do detalhamento do caminho a percorrer para alcançar o objetivo;
  2. Defina o ticket médio: o ticket médio permite que uma empresa de piso industrial, por exemplo, saiba o percentual de vendas que atingiu em um determinado período. 

O valor do ticket médio é determinado pela média entre o montante das vendas e o número de produtos comercializados que geraram esse montante;

  1. Saiba de quantos vendedores você precisa: ter um time de vendas bem treinado não é o suficiente, se o número de vendedores não atender as demandas de vendas.

Sabendo o número do ticket médio é possível chegar a um resultado do número de vendedores necessários;

  1. Identifique os gargalos: os gargalos são tudo aquilo que atrasam o processo de venda, pode ser falta de investimento em treinamento de equipe, alta rotatividade, falta de comprometimento dos envolvidos, entre outros. 

Para uma boa gestão, é preciso se livrar desses gargalos;

  1. Use uma ferramenta de CRM: para uma boa gestão e acompanhamento, é importante fazer uso de um CRM. Com esse tipo de ferramenta, é possível acompanhar o desempenho da equipe, histórico de relacionamento do cliente com a empresa etc.

Esse foi o nosso artigo sobre gestão de metas e vendas, esperamos que tenha sido útil para você. Não deixe de acompanhar as próximas postagens, até lá!

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

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