Inbound Marketing, 4 Dicas Para Atrair Mais Pacientes

A estratégia de Inbound Marketing surgiu com o intuito de atrair bons clientes, mas de uma forma sutil. Diferentemente do que ocorre com os pop-ups, aquelas propagandas que praticamente saltam em sua tela ao clicar em algum link ou enquanto você assiste um vídeo.

Afinal, ao invés de atrair, essa mecânica, se feita em excesso, pode fazer com que sua empresa seja mal vista.

Independentemente da área de segmento, é possível fazer uso do Inbound Marketing. Inclusive, na área da saúde.

Dessa forma, será possível aumentar o número de pacientes e, assim, ter uma agenda lotada!

Continue a leitura e descubra os principais benefícios de investir no Inbound Marketing em sua clínica ou consultório odontológico!

Afinal, o que é Inbound Marketing?

Dentro do Marketing Digital, o Inbound Marketing serve como uma das principais estratégias quando o assunto é atração e conversão de consumidores.

Também conhecida como Marketing de Atração, essa forma de “propaganda” pensa, antes de tudo, na navegabilidade do usuário.

Somada a um bom conteúdo, é possível fazer com que o seu potencial cliente seja convertido para o seu site ou link de forma natural.

Sabe aqueles conteúdos de outras páginas que aparecem como sugestão ao fim dos textos? Então, estes também podem ser anúncios do Inbound Marketing.

Mesmo sendo um tipo de propaganda, não atrapalham a navegação do usuário e tendem a ser mais bem aceitas, além de agregar conhecimento e valor.

Entretanto, isso só acontece se houver um conteúdo atrativo, original e que tenha informações relevantes.

Imagine que um consultório de odontologia precisa aumentar o número de pacientes. Por meio do Inbound Marketing é possível criar conteúdos sobre procedimentos e dúvidas frequentes de como obter uma excelente saúde bucal.

Dessa forma, é possível captar novos pacientes com títulos como “Descubra as principais vantagens do clareamento dental com moldeira”.

As 4 principais dicas para atrair pacientes em seu consultório

Como falamos anteriormente, o Inbound Marketing pode ser utilizado em diversos segmentos, inclusive na medicina.

É possível encontrar diversos métodos eficazes para cada especialidade e propósito. Contudo, existem algumas dicas capazes de fazer toda diferença em sua estratégia.

Confira agora quais são:

Saiba quem é o seu paciente ideal

Antes de criar qualquer conteúdo, é preciso saber com quem você deseja se comunicar.

Afinal, para cada público, existe um tipo de linguagem mais adequado. Por exemplo, se o seu potencial paciente está na faixa etária de 40 à 50 anos, talvez o uso de palavras informais não agrade muito.

Desse modo, a sua estratégia será muito mais assertiva e assim, os resultados serão atingidos mais facilmente.

Para descobrir qual é o perfil de seu paciente ideal (ou persona), é preciso recolher o maior número de informações possíveis daquelas pessoas que já frequentam o seu consultório.

É possível recolher essas informações por meio de questionários ou pesquisas enviadas por e-mail. Além de analisar todo o histórico de pacientes.

Por exemplo, caso você seja dentista, é possível fazer um levantamento de quais os procedimentos mais procurados e, de repente, você pode descobrir que “clareamento consultorio” é um dos tratamentos mais desejados pelo seu paciente ideal.

Além disso, dados como idade, estado civil, localização e hobbies são fundamentais para elaborar um plano estratégico ainda melhor.

Trace um plano de ação

É fundamental saber qual é o seu objetivo e quais serão os passos necessários a serem traçados até chegar lá.

Não basta saber quem é o seu alvo, é preciso saber qual é o caminho.

Dessa forma, a equipe de comunicação terá muito mais facilidade em colocar a estratégia de Inbound Marketing em prática.

Se o seu objetivo for, por exemplo, atrair mais pacientes para o seu consultório, entenda qual é o perfil do seu público e trace estratégias de abordagem.

Vamos supor que o seu paciente ideal está na faixa dos 25 anos, é solteiro, more sozinho, está tentando economizar e gosta de tratamentos modernos.

Nesse caso, um bom plano estratégico de Inbound Marketing seria criar conteúdos que utilizem termos como “aparelho invisivel preco”. Afinal, têm sincronia com o perfil do paciente que você deseja atrair.

Capriche no conteúdo

Enfim, o momento de colocar a mão na massa.

Um bom conteúdo não está ligado necessariamente ao tamanho de palavras, mas em sua estrutura.

É por isso que a pauta é tão importante. Ela serve como um guia para que o redator consiga produzir um bom texto com coerência e que atenda as necessidades da estratégia.

Além disso, é recomendado utilizar técnicas de SEO, assim é possível ter um melhor posicionamento e garantir que o seu paciente ideal continue a leitura.

Dentro do SEO, existem diversas normas de como a hierarquização de informações, tamanho de parágrafos e quantidade de palavras-chave podem ser usadas.

Para isso, o recomendado é ter um profissional especializado nestas técnicas para que o seu conteúdo seja o melhor possível.

Se certifique de que tudo está correto

A revisão é um dos passos mais importantes de toda estratégia. Afinal, sabemos que existem alguns erros que podem passar despercebido.

Por esse motivo, é essencial que um revisor cheque todo o conteúdo com o maior detalhamento, garantindo que o conteúdo está pronto para ser publicado.

Entretanto, vale ressaltar que conteúdos de Inbound Marketing não devem apenas estar dentro das regras da língua portuguesa.

É preciso ter certeza de que a pauta foi cumprida de forma correta e de que não há nenhuma irregularidade sobre as técnicas de SEO.

Imagine um texto sobre lente de contato dental que ao decorrer da produção acabou falando sobre tratamento de canal. Mesmo sendo sobre a odontologia, o assunto se perdeu.

Erros como esses, por mais que não sejam gramaticais, devem ser detectados pelo revisor e, caso necessário, é preciso pedir para que a pessoa que produziu o conteúdo faça algumas alterações.

Considerações finais

O Inbound Marketing é uma estratégia que cada vez mais ganha mais espaço em diversas áreas.

Seja no varejo ou na medicina, é possível ter resultados excelentes e fazer com que a empresa alavanque nos lucros.

Sabemos que no caso da medicina, são raros os consultórios que contém uma equipe interna de comunicação.

Caso seja preciso a ajuda de terceiros, não se preocupe. Atualmente existem diversas empresas capazes de prestar um serviço excelente.

Assim, será possível ter uma assertividade muito maior em seus resultados, atraindo mais pacientes e aumentando o número de consultas!

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Vue Odonto

Leia Também:

Dá para anunciar no Google Ads investindo pouco dinheiro?

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.