Inteligência artificial: entenda a sua história na indústria?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Vanessa Andrade
em dezembro 9, 2021

Inteligência artificial: entenda a sua história na indústria? – A inteligência artificial, desde os primórdios, tem ajudado o ser humano a atingir objetivos de maneira mais prática. Com ela em uso, o ramo da indústria tem criado uma base de estruturas metálicas, fortalecendo seus negócios ao redor do mundo.

Mas, se queremos chegar em algum lugar, precisamos lembrar e saber de onde viemos. Com a I.A. não é diferente e como ela está em constante evolução, conseguimos ver que a época é de transição.

Para entendermos melhor, vamos conhecer a história da Inteligência Artificial nas Indústrias.

Conceito 4.0

Por estarmos num momento diferente nos mercados, sabemos que o empreendedor precisa se renovar. Apresentar um nível de qualidade alto é primordial. Agir como um purgador de vapor, acumulando características positivas e as liberando quando necessário.

Analisando a história dos avanços industriais, foi concluído que chegamos ao conceito 4.0. Um momento muito propício para adequações, tanto tecnológicas quanto sustentáveis.

A internet das coisas, entre outras evoluções, são parte desses pilares. Talvez não tenha percebido isso, mas acredite, você não vive mais sem ela. Consegue se imaginar sem celular? Ou sem uma casa smart?

Dessa mesma forma, não há indústria sem o suporte tecnológico e avanços de softwares que remodelaram a maneira de fazer negócios.

Mas não pense que isso está acontecendo somente agora, afinal o 4.0 teve seu pilar no 1.0, 2.0 e assim por diante, até chegarmos aqui.

Abaixo veremos alguns avanços ao longo da história, para entendermos quão importante é aquela placa de energia solar em sua indústria.

Os avanços da Inteligência artificial na história da indústria

Lembra-se de ter estudado sobre a revolução industrial? Muito antes disso, o homem já procurava avanços mecânicos e tecnológicos para facilitar os serviços.

Muitos dizem que os gregos, romanos e egípcios foram precursores disso. Porém, em 1936, a coisa ganha outro formato. A ciência da tecnologia marca esse ano como revolucionário por conta da máquina de Turing. 

Alan Turing, foi o fundador da Máquina de Turing, algo que, agora, conhecemos como Inteligência Artificial.

Esse dispositivo era capaz de executar processos cognitivos, desde que eles fossem divididos em diversas etapas.

Daí para frente, as coisas foram ficando cada vez mais independentes. Foi Turing, junto de outros cientistas e estudiosos da Segunda Guerra Mundial, que trouxeram o conceito de cérebro artificial.

Algo que pudesse pensar, agir e identificar padrões que chegassem próximo do comportamento humano. 

O termo Inteligência Artificial foi criado em 1956. O primeiro chatbot chegou em 1966, deixando a sociedade impressionada.

Nos anos 70, a tecnologia criada por Joseph Weizenbaum foi aprimorada, evoluindo para um sistema de comunicação avançado. 

Dando início a era 2.0 da indústria. A medicina também teve sua evolução, com aparelhos que podiam não só avaliar mas também diagnosticar doenças. No Japão, em 1986, nascia o NETtalk, computador com resposta em voz.

Nos meados dos anos 1997, o que conhecemos hoje como Google, lançava seu primeiro site de busca. Na realidade ainda não era um site. 

Mas essa revolução tiraria de circulação diversos meios de navegação. Com o lançamento de sistemas de navegação, a Microsoft emplacou com Bill Gates, o que seria a revolução 3.0 da indústria.

Agora podíamos ter acesso a sites  e fotos, conversar pelo computador com milhares de pessoas.

Chegando aos nossos dias, a tecnologia avançou tanto que trocamos alguns setores por serviços robotizados e automatizados. O Avanço tecnológico é tamanho, que dependemos dele para comprar, criar e cuidar.

A segurança é maior, a comodidade também. Mas o que esperar daqui pra frente?

São diversos os palpites mas de uma coisa temos certeza, nada vai parar o avanço tecnológico e com isso o avanço de sua empresa.

Esteja sempre atento às evoluções, para estar sempre acompanhando o mercado.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Artigos Relacionados, Você vai Gostartambém:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade