Entenda a importância do Marketing Médico

O marketing vem crescendo a cada ano e se tornando o ponto chave para as empresas que querem mostrar ao seu público-alvo o valor e os benefícios de seus serviços e produtos. E existem diversas ramificações e segmentos específicos dessa ferramenta, sendo uma delas o Marketing Médico.

O marketing médico também está se expandindo bastante e tem como principal objetivo divulgar o trabalho dos profissionais da área da saúde, mostrar seus diferenciais, humanizar o seu trabalho, criar uma comunicação para atrair e fidelizar possíveis novos pacientes e ainda mostrar os seus valores e diferenciais dentro do mercado.

Vale ressaltar que esse tipo de marketing enxerga o público como paciente e não como cliente, como visto no marketing tradicional.

Como elaborar uma estratégia de marketing médico?

Como já dito o ponto central do marketing médico é o paciente, por isso a elaboração da estratégia deve ser realizada da seguinte forma:

Definição do seu público-alvo

Esse é o primeiro ponto a ser definido na estratégia, ou seja, descobrir quais pacientes pretende alcançar para conseguir criar, comunicar e fornecer o que eles realmente necessitam.

Para descobrir quem são eles, é preciso saber a faixa etária, estilo de vida, tipos de serviços médicos que procuram, renda, sexo, entre outras informações que podem ser essenciais para definir o seu público-alvo de forma clara.

Objetivos organizacionais

Agora é preciso unificar e harmonizar as necessidades dos pacientes com os da sua organização. Defina quais são os seus objetivos organizacionais, missão, visão e valores, quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo e o que pretende trazer para os seus pacientes de diferencial para humanizar os seus serviços.

Definição do Plano de ação

Para criar valor aos pacientes é preciso elaborar um produto de ótima qualidade a um preço justo e para definir o seu plano de ação é preciso aplicar os 4Ps do marketing:

Produto: colocar no papel as seguintes perguntas: se o seu serviço possui qualidade, atende as necessidades dos seus pacientes, se a identidade visual se comunica corretamente com o paciente, se o nome está apropriado e se o atendimento está adaptado a esse público;

Preço: avalie se está cobrando adequadamente, quais são as possibilidades de pagamentos, quais convênios irá atender e se possui uma boa política de descontos;

Promoção: é preciso considerar nesse ponto como você está atuando para promover seus serviços, se está elaborando uma estratégia de publicidade ética correta, se será preciso de uma estratégia de assessoria de imprensa, ou relações públicas, se é necessário fazer anúncios e se é necessário implementar uma estratégia de marketing online ou offline para o seu tipo de serviço;

Praça/Posição: agora é necessário considerar se o local de trabalho é adequado ao paciente, como você organiza e gerencia seus estoques, como funciona a logística do seu serviço, como você o entrega e quanto tempo leva para entregá-lo.

Monitore os resultados e as métricas

Depois de seguir os passos acima é preciso mensurar os resultados obtidos com a sua estratégia e ver se ela surtiu efeito ou não. Desta forma, será possível avaliar a satisfação dos pacientes e dos demais colaboradores.

Como é feito o marketing médico?

O marketing convencional possui uma enorme variedade de estratégias que podem ser utilizadas para atingir o seu público-alvo. Muitas delas levam em consideração tanto a comunicação online como a offline. Confira quais delas podem ser aplicadas em sua área:

Marketing de Conteúdo

Com a criação de conteúdos de qualidade e relevantes é possível atrair a atenção do seu público-alvo e ainda ajudá-lo a solucionar suas dúvidas e dores, e a médio prazo, podendo vir a se tornar novos pacientes. Com os conteúdos bem elaborados você ainda poderá gerar autoridade, mostrando que domina e entende o assunto em questão.

Redes Sociais

Hoje estar nas redes sociais é bastante importante para atrair e fidelizar os clientes, afinal aproximadamente 60% das pessoas estão conectadas a esses canais de comunicação.

Para isso é preciso ter uma página nessas plataformas para conseguir divulgar informações relevantes e serviços, promover seu site e blog, publicar textos, imagens e vídeos voltados exclusivamente para a sua área de atuação.

E-mail marketing

Essa estratégia é ideal para atrair as pessoas que já demonstraram interesse pelo seu conteúdo. Por meio de newsletter, você pode fidelizar e ajudar os pacientes de forma totalmente diferenciada e personalizada, levando até eles informações do seu interesse.

Identidade Visual

Ter uma identidade visual clara, bem definida e agradável é essencial para que o seu paciente absorva e seja reconhecida facilmente por ele, afinal ela é a primeira impressão que as pessoas terão sobre o seu negócio.

Ela precisa estar alinhada a todos os seus canais de comunicação, assim como redes sociais, site, materiais impressos (cartão de visita, receituários, papel timbrado, envelopes, pastas para exames, entre outros) para chamar a atenção do seu público-alvo.

Cuidados ao criar o marketing médico

A primeira dica é contratar uma agência de marketing digital especializada para que consiga obter resultados expressivos e para que eles sigam todas as regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio do Código de Ética Médica e na Resolução CFM, nº 1.974/11.

Sendo assim, é preciso estar atento a elas para que assim seja possível elaborar ações pensadas no paciente que está buscando por informações no segmento da saúde.

Normas que devem ser seguidas ao realizar o marketing médico:

  • É obrigatório contar especialidade e número de registro do CRM;
  • É proibido anúncios de equipamentos ou técnicas que passem a ideia de capacidade superior ou exclusividade em determinado tratamento;
  • É proibido a divulgação de temas de saúde que causem intranquilidade nos pacientes.

Por isso, como dito, é preciso contar com a ajuda de uma agência que auxilie o profissional da área da saúde na elaboração da estratégia mais adequada e correta de marketing médico para aplicar em seu segmento, a fim de causar os seus objetivos e os seus pacientes.

Leia Também:

Inbound Marketing, 4 Dicas Para Atrair Mais Pacientes

Dá para anunciar no Google Ads investindo pouco dinheiro?

10 dicas para atrair prosperidade para sua empresa

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.