O que é brand equity e qual a importância para a sua empresa?

Você sabe o que é brand equity? Ele pode ser importante para a sua empresa, sendo responsável por conferir o aumento do valor da marca.

Os proprietários de um negócio que desejam que ele cresça e atinja um grande potencial no mercado, sabem o quanto é essencial se preocupar com a marca que está sendo construída.

O brand equity é uma estratégia que atua para garantir o sucesso e a liderança de grandes empresas, servindo até mesmo de inspiração para os mais diversos tipos de estabelecimentos no mercado.

Dessa forma, uma companhia especializada em gerenciamento de resíduos sólidos precisa agregar maior valor aos seus serviços, para que domine assim uma grande parcela do seu nicho.

O que quer dizer que é por meio de ações que trabalham o reconhecimento no segmento que elas vão, não apenas mostrar a qualidade do trabalho, mas também conferir um valor direto para a sua marca. Isso é o brand equity.

Levando em consideração que há diversos concorrentes no mercado, é indispensável que uma empresa se empenhe e invista em meios de se destacar. Afinal, os proprietários que não se importam com essa frente, certamente, estão agindo de modo equivocado.

Ter uma equipe de marketing voltada para esse tipo de ação pode ser indispensável para conquistar o sucesso e garantir que os resultados sejam cada vez melhores.

As grandes companhias do mercado, independentemente do segmento em que trabalham, são exemplos claros da importância do brand equity para um estabelecimento.

Para entender mais sobre o assunto, siga na leitura deste conteúdo e saiba como garantir que o valor da sua marca seja construído da melhor maneira possível.

O que é brand equity?

Para as empresas que se preocupam com o seu posicionamento no mercado, conhecer o que é o brand equity é indispensável. Afinal, ele é o resultado da gestão de uma marca, também chamado de branding.

O termo brand equity, traduzido, quer dizer “equidade de marca”, e pode ser entendido como o valor de uma marca e o efeito que ela causa em seus produtos ou serviços.

Uma fabricante de mesa de inox, por exemplo, deve saber que ao desenvolver um produto de qualidade, ela está oferecendo ao seu estabelecimento um item que poderá gerar maior força para a sua marca, contribuindo para o fortalecimento da empresa.

Mas o brand equity também está relacionado ao valor agregado que é encontrado em um determinado produto, justamente porque a sua marca possui um reconhecimento no mercado.

Ou seja, uma cantoneira de ferro específica pode ser vista como de maior qualidade em relação a outras dado o nome da sua fabricante, que certamente é vista pelos clientes e concorrentes como uma autoridade no segmento.

Nesse caso, é fundamental perceber que o brand equity pode agir na percepção e no comportamento dos consumidores em relação à marca, de modo que ao adquirir um produto ou serviço o comprador se sente mais confiante pelo nome agregado.

Dessa maneira, qualquer relação de compra pode ter benefícios diretos. Afinal, uma marca bem posicionada no mercado atinge maior lucratividade para o seu negócio.

O que é branding e como ele se relaciona com o brand equity?

O brand equity e o branding estão diretamente relacionados, sendo que o trabalho feito em cima de uma marca pode ser o responsável pelos sucesso na venda de uma motobomba Schneider, por exemplo.

Para entender melhor esse cenário, é só imaginar uma situação muito comum no momento de compra: se um consumidor precisa adquirir uma peça de roupa, ele poderá visualizar duas opções idênticas, mas escolher a de uma marca reconhecida por ele.

Essa decisão está relacionada à estabilidade da empresa no mercado, que pode ser adquirida por diferentes situações:

  • Uma forte publicidade da marca;
  • Uma ampla visibilidade do negócio;
  • O oferecimento de experiências positivas para o cliente;
  • A indicação de outras pessoas.

Esses elementos são indispensáveis para que uma marca ganhe reconhecimento no mercado.

Além de anúncios na internet ou outdoor preço, também é importante que a empresa garanta uma boa visibilidade no mercado, se tornando familiar para o público.

Essas ações contribuem, mas não são as únicas responsáveis por um branding bem trabalhado. A experiência que um cliente possui com a marca e a indicação recebida de outras pessoas também podem influenciar em uma compra.

O conceito de uma marca vai além do nome da empresa, apesar de que essa associação não está equivocada.

Isso porque o contato que um consumidor possui com o que foi oferecido por uma empresa, como a compra de rótulos personalizados, por exemplo, vai influenciar na percepção que ele terá do negócio.

Dessa maneira, é possível dizer que o valor da marca será percebido por elementos tangíveis ou intangíveis, ou seja, palpáveis ou não.

Assim, a percepção que um cliente adquire após uma experiência com a marca contribui para uma identificação positiva dele com a empresa.

Consequentemente, a marca gera uma impressão boa no consumidor, permitindo que ela seja a escolha preferencial do seu público no momento em que ele precisa fazer uma compra.

Não à toa, para que uma empresa atinja melhores resultados com as suas campanhas de publicidade, ela deve estar atenta ao que o seu público procura, e se empenhar para desenvolver produtos com maior qualidade.

Ao tomar conhecimento sobre o que uma marca reconhecida no mercado oferece, o público estará sempre aberto a adquirir os seus itens, pois sabe que a qualidade é um dos fatores que rege aquele negócio.

Nesse cenário, a empresa é tida como uma referência, mostrando que realiza exatamente aquilo o que ela promete para os seus clientes.

A importância e as vantagens do brand equity

Quando uma fabricante de etiquetas adesivas personalizadas trabalha o reconhecimento da sua marca, ela conquista uma grande parcela dos consumidores que estão buscando por soluções eficientes no seu segmento.

Isso é positivo tanto para o aumento da quantidade de clientes quanto para a conquista de um maior número de vendas.

Justamente por isso, o brand equity se torna um elemento de suma importância para que uma marca esteja entre as preferências do seus compradores.

Afinal, sempre que houver a necessidade de realizar uma nova compra, o consumidor saberá exatamente de qual empresa ele vai adquirir o produto que precisa.

Outras vantagens do brand equity podem ser facilmente percebidas, conforme veremos a seguir.

A influência da marca no mercado

O mercado é composto por vários elementos: uma empresa, suas concorrentes, seus distribuidores, revendedores e os clientes.

Isso quer dizer que uma marca nunca está sozinha, por isso é fundamental que ela ganhe a preferência do seu público.

Ao atingir esse estágio, uma companhia consegue se posicionar com maior centralidade no seu segmento, se tornando mais competitiva e fortalecida.

Não à toa, é muito comum que uma grande marca seja responsável pelo lançamento de uma tendência, que será seguida por várias pessoas por um determinado período.

Dessa forma, é possível dizer que uma empresa ganha maior influência no mercado quando ela se dedica ao seu brand equity.

O valor oferecido para o público

Conseguir sucesso na sua atuação e no fortalecimento da marca no mercado são duas ações que estão diretamente ligadas com a percepção de valor que um cliente possui da sua empresa.

Esse elemento é diretamente responsável pelo prestígio e pela liberdade para realizar inovações no seu segmento.

Pode ser que existam diversos modelos de alarme de incêndio em uma prateleira, mas certamente o cliente optará por aquele que é fabricado por uma marca que ele admira, mesmo que tenha que pagar um valor a mais por isso.

Da mesma forma, se uma nova versão é lançada no mercado, aquele dispositivo poderá ser a escolha de um comprador justamente porque ele reconhece o valor da fabricante, e sabe que todos os produtos que ela disponibiliza no mercado são de qualidade.

Esse cenário permite perceber que o brand equity que uma marca transmite para o seu público pode ser o motivo pelo qual ele opta pela compra de um item em lugar de outro.

A fidelização dos clientes

Que empresa não tem por objetivo fidelizar os seus atuais clientes, não é mesmo? A conquista de novos compradores é sempre importante, mas manter os antigos engajados é fundamental para o sucesso da marca.

O brand equity é uma forma eficaz de garantir que a sua base de consumidores esteja sempre em contato com a empresa, adquirindo os seus produtos sempre que necessário.

Além disso, as pessoas sempre gostaram de fazer indicações sobre boas experiências que elas tiveram ao comprar um item, ou ao desfrutar do serviço oferecido por um estabelecimento.

Seja presencialmente para amigos ou familiares, ou por meio de feedbacks e comentários nas redes sociais, é dessa forma que um cliente fiel transmite o seu contentamento com a marca e com os seus produtos.

Dessa maneira, a empresa é beneficiada, já que esse tipo de ação feita por parte dos clientes pode influenciar nos lucros do negócio, fazendo com que ele cresça e aumente o número de vendas.

 

Nesse cenário, é possível perceber a importância que o brand equity pode ter para a sua marca, sendo responsável pelo aumento dos lucros e pela permanência de uma companhia no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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