O que é Google Analytics e as vantagens para a sua empresa?

Você sabe o que é o Google Analytics e como ele pode ser utilizado de maneira vantajosa na sua empresa, potencializando os resultados do seu endereço na web?

Ter um site ou um blog hoje é indispensável para todas as empresas, já que esse tipo de recurso possibilita que os clientes de um estabelecimento o encontrem mais facilmente na internet.

Mas ter um site nem sempre é garantia de sucesso no mundo virtual. É preciso investir na página, garantindo que ela seja atrativa para os usuários, de modo que eles a acessem e encontrem ali o que procuram.

Justamente por isso, empresas de consultoria ambiental e de qualquer outro segmento devem ter um bom planejamento de marketing digital, para entender quais ações serão feitas no site, como um forma produtiva de promovê-lo na internet.

Ao aplicar as estratégias de divulgação online, é preciso mensurar quais os efeitos que elas estão trazendo, de maneira a entender mais sobre o que os visitantes buscam e o que está agradando a eles.

Nesse cenário entra o Google Analytics: uma ferramenta gratuita que oferece dados precisos sobre o seu site, além de monitorar os acessos e as interações que são feitas nele, para que seja possível administrá-lo de modo correto.

Algumas das métricas oferecidas podem ser fundamentais para estruturar adequadamente as ações de marketing futuras, possibilitando que a empresa alcance o sucesso desejado no mundo virtual.

Por isso, se você quer saber o que é o Google Analytics e quais são os benefícios dele para a sua empresa, siga na leitura deste artigo para ampliar os conhecimentos sobre a ferramenta e para começar a utilizá-la o quanto antes no seu site.

O que é o Google Analytics?

As ações realizadas no site de uma industria de injeção plastica podem ser muito mais assertivas com o Google Analytics.

Afinal, a plataforma oferece uma análise de dados bastante completa, precisando apenas que um código seja inserido na estrutura da página da empresa.

As informações coletadas podem ser convertidas em um relatório, onde é possível visualizar os principais números do site e ganhar mais subsídios para a tomada de decisão em relação às campanhas de marketing que serão aplicadas.

Por isso, pode ser uma ferramenta fundamental para quem quer ampliar o alcance e a visibilidade do site.

O Google Analytics permite o acompanhamento de diferentes métricas da página de um estabelecimento, tais como:

  • A quantidade de visitas;
  • O tempo de permanência de um usuário em cada página;
  • Quais foram os canais de origem do visitante;
  • As conversões;
  • Entre outros pontos.

Com métricas como essas, certamente uma empresa especializada na venda e instalação de fachada ACM poderá obter dados fundamentais sobre a persona do seu negócio, podendo aprimorar as suas ações de publicidade.

Além disso, também é possível definir de modo mais direcionado quais serão os conteúdos publicados no seu site, para que os elementos dele sejam atrativos e interessantes para o público-alvo do estabelecimento.

As vantagens do Google Analytics para as empresas

Os dados oferecidos pelo uso do Google Analytics podem gerar uma série de vantagens poderosas para as empresas, justamente porque trazem métricas de essencial compreensão para o negócio.

Quem investe em estratégias de marketing de conteúdo sabe da importância que esse tipo de dado possui dentro de um planejamento de publicidade.

Dessa maneira, conhecer os principais benefícios que a plataforma confere ao seu empreendimento certamente influenciará você a utilizá-la o quanto antes para conseguir acompanhar o seu site de maneira detalhada.

Conhecer a localização dos usuários que visitam a sua loja virtual

Com a métrica que permite saber onde estão localizados os visitantes que entram na sua loja virtual para comprar produtos, você pode facilmente criar campanhas de divulgação que possibilitem atingir esse público mais assertivamente.

Ao elaborar um anúncio nas redes sociais, é possível configurá-lo para atingir uma determinada região, de maneira que as pessoas que antes eram visitantes agora podem se tornar clientes fiéis do e-commerce.

Saber quanto tempo os leitores levam para ler os artigos da sua página

Como saber se o conteúdo sobre a importância da impermeabilização de caixa d água postado no seu blog foi atrativo para o seu público? Simples: com a métrica do Google Analytics.

Na plataforma é possível calcular o tempo médio que os usuários que visitaram a página passaram nela, facilitando a compreensão em relação ao gosto do público e ao interesse dessas pessoas pelo que está sendo tratado no seu site.

Ao perceber que determinados assuntos recebem mais atenção do que outros, uma possibilidade assertiva é o desenvolvimento de um calendário editorial para a postagem de artigos, que contribuam para o aumento da audiência no blog.

Obter dados para calcular a taxa de conversão do seu site

Conhecer dados que informem quantos visitantes visualizaram um rolo de papelão na sua loja virtual e quantos realmente compraram pode ser indispensável para o seu negócio.

Além de permitir o cálculo sobre o CAC (Custo para Aquisição de Clientes), você também poderá perceber se precisa investir em campanhas de desconto para aumentar o número de pedidos.

Com o Google Analytics devidamente configurado no seu site, é possível obter esses dados diretamente na plataforma da ferramenta, de modo que você consiga saber se as taxas de conversão do seu site estão em uma quantidade adequada.

Descobrir como os usuários chegam até a sua página

O Analytics também é fundamental para entender como os clientes estão chegando até a sua página.

Se você fez um anúncio patrocinado, se utilizou as redes sociais para divulgar o site e se investiu em guest post ao mesmo tempo, certamente vai querer saber quais dessas opções foi a mais vantajosa para trazer o seu público para o endereço web da sua empresa.

Com essa informação em mãos, será possível entender onde o investimento em marketing está fazendo mais sentido para a sua empresa.

Analisar a eficiência dos seus anúncios

Você já pensou em fazer um anúncio de móveis planejados preços no Facebook, Google ou em outros canais de relevância na internet?

Se sim, ou até mesmo se já faz, saiba que os dados referentes às suas campanhas podem ser mensuradas no Google Analytics com facilidade.

Lá, é possível consultar o número de visualizações e de cliques, que certamente poderão fornecer subsídios importantes para que você possa entender se eles estão sendo eficientes para a sua empresa.

Entender quais páginas do seu site possuem mais acesso

Para quem tem um blog, uma dúvida comum é como fazer com que o público que visitou um determinado artigo do seu site possa visitar outros conteúdos da página, gerando o aumento de tráfego no site como um todo.

Ao visualizar os números de acessos em cada um dos endereços do seu blog, você pode investir em link building, por exemplo, estimulando assim que os leitores de um texto publicado possam conhecer um conteúdo completar com um simples clique.

Essa estratégia pode ser valiosa para uma empresa que tenha um artigo falando sobre as características de um modelo de portão de rolo, e que queira que os potenciais clientes visualizem outras opções fornecidas pela empresa, para uma análise do custo-benefício.

Saber o que os seus clientes estão digitando no campo de busca do site

Para saber quais produtos podem ser incluídos no seu e-commerce, ou para elaborar conteúdos que estão sendo buscados pelos visitantes na sua página, você pode consultar o Google Analytics e entender o que está sendo pesquisado no site.

Com essa informação em mãos, uma loja que venda produtos de casa, construção e jardinagem pode incluir no seu portfólio de itens uma mangueira de alta pressão, ao perceber que esse é um termo frequente buscado pelos usuários.

Descobrir como os visitantes estão visualizando o seu site

A internet se tornou muito mais presente na vida das pessoas com o surgimento dos smartphones e tablets, dispositivos móveis que permitem um acesso rápido das pessoas aos diversos endereços da web.

O Google Analytics também oferece essa informação: é possível saber se os seus clientes estão visualizando a sua página pelo celular ou pelo computador, apresentando a necessidade da empresa em investir no formato responsivo do site, por exemplo.

Isso é fundamental para valorizar a experiência que o cliente terá ao entrar na sua página, já que assim o design e o layout do site podem ser trabalhados de maneira mais específica.

As vantagens abordadas neste artigo são apenas algumas das principais oferecidas pelo Google Analytics, mostrando como a plataforma é fundamental para direcionar as ações de marketing de uma empresa.

Por isso, se você busca meios mais assertivos de desenvolver o seu site para impactar cada vez mais pessoas, não deixe de utilizá-lo na sua página.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia Também:

Como inserir o marketing sensorial no seu comércio?

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *