Promoção no marketing: O que é, estratégias e como começar

Um dos maiores desafios para os profissionais do marketing é conseguir gerenciar muitas vezes, poucos recursos com pouco tempo investido. Isso faz com que seu esforço tenha que ser redobrado para conseguir obter mais resultados dentro de seu negócio. 

Por mais que os meios digitais tenham ajudado a divulgação dos produtos e facilitado um pouco a vida de quem atua na área, a concorrência se tornou relativamente maior, e se destacar é um grande desafio. 

Mesmo em nichos mais específicos, como a venda de detergente clorado, a concorrência acaba sendo grande e é preciso buscar meios de se destacar. Por isso, uma das ferramentas que vêm ganhando força no mercado é a promoção no marketing ou também conhecido como marketing promocional. 

O que é a promoção no marketing?

O marketing promocional é um conjunto de ações diretas para incentivar a interação entre uma empresa e seus consumidores, com a finalidade de estreitar relações, fidelizar clientes antigos, fortalecer a marca e atrair novos consumidores. 

Essas ações geralmente são variadas e envolve tudo que possa ser um “agrado” para seu público. Brindes, cupons de desconto, ofertas, amostras grátis e promoções especiais são alguns exemplos de marketing promocional. 

Uma empresa de utensílios domésticos pode fornecer desconto na compra de um pote biodegradável, ou um mercado pode oferecer uma amostra grátis de um chocolate que é produção caseira do próprio estabelecimento. 

Qualquer que seja a estratégia adotada, a promoção no marketing tem como intuito justamente promover sua marca de forma gratuita ou com um preço em conta, fazendo com que as pessoas se interessem pelo seu produto e queiram consumir mais. 

Quais são as principais estratégias?

Como já citado acima, brindes, cupons de desconto, ofertas, promoções especiais e amostras grátis são alguns exemplos que sua empresa pode adotar para gerar o marketing promocional. 

No ramo online, por exemplo, os cupons de desconto de 10% ou 20% funcionam muito bem, principalmente na compra da segunda unidade de um produto, por exemplo. Ou uma amostra grátis de um produto de baixo custo e até mesmo promoções especiais em certos dias do mês. 

Todas essas estratégias podem funcionar principalmente quando falamos de fidelização de clientes. Mas para que elas funcionem, é necessário entender qual é o seu público-alvo e quais são suas preferências. 

Colocar uma peça com baixa procura em oferta, ou dar um brinde que não agrada a persona de seu negócio, pode não ser tão benéfico no final das contas, por isso faça um planejamento, veja quais produtos ou serviços podem entrar dentro do marketing promocional. 

Se sua empresa trabalha com impermeabilização de lajes, por exemplo, talvez fornecer algum desconto de vistoria ou até mesmo na próxima prestação de serviços, pode ser algo bem visto pelo consumidor.

Como começar com a promoção no marketing?

Muitos negócios têm utilizado a estratégia do marketing promocional, por isso, para começar é preciso dar uma boa pesquisada e analisada dentro do mercado, ver as ações que estão dando certo e como você pode se destacar. 

Em segundo é necessário segmentar bem seu público, conhecer seus gostos e qual tipo de estratégia pode ser mais efetiva com eles. Em terceiro, veja o que é possível fornecer e quais as promoções que você colocará à disposição.

Sempre é preciso que você tenha equilíbrio entre aquilo que você quer lucrar com aquele preço mínimo, ou aquele brinde que pode fornecer. Por último, faça uma divulgação, utilize o marketing promocional como carro chefe de sua empresa. 

Faça posts e gere conteúdo através das suas estratégias, dessa forma, mais pessoas vão se interessar por seus produtos, afinal, quem é que não gosta de um desconto ou alguma amostra grátis?

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

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