Quais os acidentes mais frequentes na indústria e como evitar?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Vanessa Andrade
em junho 14, 2022

Não há como negar que acidentes podem ocorrer em qualquer lugar, seja dentro de casa ou numa empresa envasadora de líquidos. Mas, quando ela ocorre no local de trabalho, isso pode custar muito para ambos os lados, ou seja, empresa e empregado.

Hoje, vamos dar uma olhada nos acidentes de trabalho mais comuns e oferecer algumas dicas para ajudá-los a evitar que eles ocorram. Quer entender melhor sobre o tema e se prevenir? Então, vem com a gente!

Escorregões e quedas

Escorregões, tropeções e quedas são responsáveis ​​por um terço de todos os danos pessoais no local de trabalho e são uma das principais causas de pedidos de indenização de trabalhadores. 

Os tipos de lesões constantes são na cabeça, nas costas e no pescoço. Mas não para por aí, pois ossos quebrados, cortes e entorses aparecem em seguida. Os motivos mais comuns para quedas no local de trabalho são:

  • Superfícies molhadas ou oleosas;
  • Iluminação ruim, desordem, carpetes ou tapetes enrugados, cabos descobertos e superfícies irregulares para caminhar.

Existem 3 caminhos para prevenir esses tipos de acidentes de trabalho: boa limpeza, superfícies de caminhada limpa e calçado adequado. Além disso, os funcionários devem ser incentivados a relatar áreas onde ocorreram desordem, obstrução, derramamento ou dano. 

Acidentes com máquinas em movimento

Acidentes podem acontecer com qualquer pessoa que trabalhe com máquinas pesadas. Quando partes do corpo ficam presas ou são atingidas por objetos voadores de máquinas sem proteção, os resultados são muitas vezes desastrosos. 

A melhor maneira de evitar riscos mecânicos é lembrar que qualquer peça, função ou processo que possa causar ferimentos, deve ser protegido e o treinamento adequado do operador, bem como roupas de proteção, fornecidas. Um painel de comando bem sinalizado também faz toda diferença.

Acidentes Relacionados a Veículos

Onde há veículos de qualquer tipo, há o potencial de acidentes. Estes incluem ser atingido ou atropelado, ser atingido por objetos que caem do mesmo ou preso nas ferragens.

Evitar esses tipos de acidentes começa com a avaliação de quem está em risco, bem como onde e quando eles ocorrem com mais frequência. Só assim as medidas de prevenção são mais facilmente estabelecidas. 

Incêndios e Explosões

Explosões e incêndios no local de trabalho são frequentemente causados ​​por fatores de risco, como gás defeituoso, materiais armazenados inadequadamente e etc. As lesões resultantes incluem danos ao sistema respiratório, graus variados de queimaduras e outras mais sérias. 

Existem 4 tipos de lesões comumente associadas a este tipo de acidente:

  • Explosão primária: ocorre devido aos efeitos da pressão nos tecidos do corpo, afetando ouvidos, pulmões e etc.;
  • Explosão Secundária: quando objetos voadores atingem trabalhadores próximos;
  • Explosão Terciária: de alta energia podem jogar alguém ao chão;
  • Explosão Quaternária: ferimentos por esmagamento, queimaduras e inalação de substâncias tóxicas.

As organizações responsáveis, recomendam seguir seus padrões para ajudar os trabalhadores a evitar esses tipos de lesões. Além disso, as fichas de dados de segurança de materiais para todos os produtos químicos devem ser mantidas à mão e os funcionários obrigados a usarem equipamentos de proteção individual em todos os momentos.

Conclui-se que, tão importante quanto balas personalizadas em eventos especiais de sua marca, é a prevenção de acidentes.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

blank

Artigos Relacionados, Você vai Gostartambém:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade