Razões para adotar o marketing digital na empresa e seus efeitos

A migração para o marketing digital já foi iniciada em diversas empresas mundo afora. Mas essas mudanças trazem não só benefícios como também muitos desafios para os profissionais da área. Para ajudar resumimos aqui em 5 pontos os motivos mais interessantes pelos quais vale a pena se aventurar nessa estratégia. 

Para aqueles que às vezes se sentem um pouco nostálgicos com os velhos tempos de publicidade na mídia impressa e na televisão e se sentem um pouco sobrecarregados com a complexidade do marketing digital – aqui está um lembrete rápido:

Resumo da Postagem

1. Marketing Digital tem o melhor Custo-Benefício

Muitas ações e métodos de uma estratégia de marketing digital podem ser adotadas sem que haja a necessidade de um orçamento especial para elas.Tudo pode começar pela otimização de um site, mantendo o foco sempre em ferramentas do Google.

Outras formas gratuitas são montar ações e estratégias para criação de conteúdo e mídia nas redes sociais. Atrelado a essas primeiras ações, dá também para usar campanhas de e-mail marketing.  

Vale salientar também que os anúncios feitos no Google não geram custos imediatamente. Cobranças só serão feitas se seu anúncio for acessado por algum usuário e este for direcionado para sua página ou site.

Funciona praticamente da mesma maneira para sites de afiliados.Pagamentos só serão gerados se alguém clicar no anúncio e executar a compra de algum infoproduto que você anunciou.

Ou seja, na grande maioria das vezes o custo de sua campanha será próximo a zero, mas os resultados serão satisfatórios.

2. Uma boa estratégia de marketing tem resultados reais e mensuráveis

Diante das mídias offline, como televisão, mídia impressa e rádio, as estratégias do marketing digital tem vantagens bastante interessantes, pois permitem não só a aplicação de seus métodos, mas também a interpretação de seus resultados.

Com uma estratégia de marketing digital, todos os resultados podem ser medidos nos menores detalhes. A ferramenta de rastreamento mais conhecida e utilizada  é o Google Analytics, que é gratuita.

A vantagem do marketing digital é a possibilidade de acessar diretamente os dados.Isso é muito interessante, porque dá a possibilidade de se fazerem mudanças caso se perceba que a estratégia não está dando os resultados esperados. 

3. Possibilidade de interação com o público

Estar online possibilita uma interação preciosa entre empresa e clientes. O que gera um aumento importante e expressivo na probabilidade de fidelização do usuário. Isso é fortalecido quando são múltiplos os canais de integração.

É proporcionada ao cliente a possibilidade de discutir as vantagens e desvantagens de determinado produto ou serviço, por exemplo, e compartilhar suas experiências com pessoas desconhecidas. Esse movimento é importante porque a empresa poderá coletar as informações disponibilizadas e fazer ajustes e melhorias personalizadas. 

É, portanto, uma via de mão dupla, onde a empresa se beneficia dos feedbacks dos clientes e estes recebem de volta os produtos ou serviços com qualidade que se encaixa em suas expectativas e necessidades.

4. Determinação de público alvo 

Para se alcançar sucesso em uma estratégia de marketing digital, é necessário que elas atinjam especificamente o seu público alvo principal. Portanto, as personas devem ser configuradas de acordo com o grupo que você deseja prospectar.

Parte das coisas que se deve saber sobre as personas individuais são faixa etária, renda, gênero, endereço, interesses, meio pelo qual fazem buscas, hábitos de consumo, etc. Isso faz com que esse marketing seja diferente daqueles veiculados pela televisão ou por impressos, pois é personalizado. Não se torna uma experiência desagradável, já que sua persona o recebe como algo personalizado, feito para ele de acordo com seu estilo. 

Ou seja, sua persona vai receber na tela exatamente o que gostaria de consumir, aquilo que se encaixa perfeitamente em seu perfil, aumentando bastante a possibilidade de uma conversão para vendas. 

5. O Marketing Digital ultrapassa fronteiras

Depois que o Google se estabeleceu, as empresas podem vender seus produtos em todo o mundo. Esse mercado é democrático e a única coisa que uma empresa precisa para se abrir para o exterior é uma estratégia bem montada de marketing digital.

Os grupos-alvo e suas necessidades podem ser diferentes uns dos outros entre os diferentes países e nações, e isso precisa ser considerado na hora de se programar e de colocar em prática os métodos. 

É necessário conhecer mais do que a persona, mas a cultura em que está inserida, para determinar os hábitos de consumo. Assim, a estratégia será bem montada e trará bons resultados. 

A grande vantagem de existir no mercado internacional é a possibilidade de expandir o negócio para o exterior e ter movimentações financeiras em diferentes moedas no caixa da empresa. Quanto mais presente no mercado extrangeiro, maiores as chances de permanecer ativo em meio a grandes crises.

Como resultado da implantação de um bom marketing digital, observa-se a melhoria significativa da presença digital da marca. A empresa que usa bons métodos aumenta sua visibilidade e fortalece sua reputação no mercado.

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