Tecnologia Social: O que é? Como implementar?

Sempre que listamos as virtudes da tecnologia, costumamos destacar sua capacidade de nos conectar, nos entreter e facilitar nossas vidas. Fazemos tudo isso com apenas alguns cliques e sem sair dos nossos sofás. 

Dito isso, é correto afirmar que os smartphones, as mídias sociais e os eletrodomésticos inteligentes vem em primeiro lugar em nossa mente. Porém, esquecemos o enorme potencial de transformar o mundo em um lugar mais justo, sustentável e próspero para todos. Esse é o conceito básico da Tecnologia social, e se quer entender melhor sobre isso, continue com a gente. 

Resumo da Postagem

O que é tecnologia social?

Essa tendência tecnológica usa todo o conhecimento disponível e as ferramentas digitais para transformar a sociedade. O termo surgiu no final do século XIX e, desde então, vem se desenvolvendo e fornecendo uma abordagem importante para identificar e enfrentar os principais desafios que a humanidade enfrenta, ou seja, desigualdade, pobreza, fome, além de democratização do acesso a energia, emprego, educação e saúde.

Imagine se empresas de ramos tão distintos quanto os de moda e de vidro termoelétrico trabalhassem juntas, visando algo maior. A ONU (Organização das Nações Unidas) pretende alcançar, até 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Se forem cumpridos, além de tornar nosso planeta melhor e mais agradável de viver, um relatório prevê que as soluções digitais necessárias para cumpri-los geram 2,1 bilhões de dólares por ano.

Ou seja, é tão fundamental para os mais de 7 bilhões de habitantes da Terra quanto um compressor de ar odontológico é para os dentistas. Mas como fazer esta implementação? Confira isso agora!

Adicione valor, não complexidade

Tecnologias sociais adicionam mais valor quando se tornam presentes nas organizações. Além disso, complementam diversos processos já existentes, elas devem ser embutidas no dia-a-dia. Um exemplo interessante disso é a The MITRE, organização sem fins lucrativos que fornece soluções de TI para o governo americano.

Quando ela identificou a necessidade dos funcionários colaborarem mais uns com os outros, usou uma rede social de código aberto para produzir e customizar sua própria plataforma social. Como ela é integrada às ferramentas de gestão, todos a usam como parte da rotina.

Ofereça suporte organizacional

Nenhuma tecnologia social tem o poder de transformar as empresas. Sendo assim, as marcas devem definir seus objetivos e as mudanças necessárias para dar suporte às capacidades pessoais, aos sistemas e às estruturas. 

Por exemplo, se uma fábrica de roletes industriais lança sua rede social interna, usando uma plataforma terceirizada, um grupo deve ser designado para estimular a integração massiva da ferramenta. 

Esses ‘auxiliares’ ajudarão os colegas e, com isso, os fluxos cotidianos serão expandidos, criando um impacto maior da ferramenta em cada usuário. Lembrando que tal suporte deve ser customizado para as necessidades de cada um. É essencial planejá-lo sem erros.

Viu só como a Tecnologia Social é importante? Não deixe de avaliar as opções dentro de reuniões com seus gestores e, se possível, crie uma cultura empresarial em que isso esteja atrelado!

Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.