Timesheet: o que é e como fazer

Já deve ter ouvido a frase: “tempo é dinheiro”, certo? Ela expressa a necessidade de estar atento aos acontecimentos do mercado. Quando um empresário age como um servomotorele tende a imputar mudanças em sua equipe e em sua empresa.

O Timesheet é uma ferramenta bastante útil para que esses fatores ocorram. Quer saber mais e melhor sobre isso? Então, vem com a gente.

O que é timesheet

Essa é uma ferramenta muito usada em agências de publicidade e marketing. O gestor que preza pela qualidade de serviço, a utiliza para ver quantas horas são empenhadas em cada projeto.

Mas não pense que são úteis apenas para esse setor. Pelo contrário, cada vez mais ela integra diversos segmentos de mercado.

Timesheet significa planilha de horários. Isso é fundamental para fortalecer as bases de sua empresa, dando a ela estruturas metálicas firmes. 

Colocar as tarefas desempenhadas por cada funcionário e o tempo que foi gasto. Dessa forma, é possível fazer uma relação entre empenho e lucros que o projeto lhe traz.

Analistas indicam que essa ferramenta ainda vai ser muito mais utilizada, pois assim, fica muito mais fácil decidir se compensa o investimento em projetos diversos.

Como funciona o Timesheet

Alguns ainda se mantêm céticos, pois acreditam que, para utilizá-la, algum tipo de conhecimento em programação é necessário. Porém, tudo isso é mais simples do que parece.

Nela irá encontrar campos para preenchimento, tais como:

  • Data;
  • Responsável;
  • Horário inicial e final da tarefa;
  • Tarefa a ser executada;
  • Cliente;
  • Título do trabalho;
  • Valor da hora;
  • Quantidade de horas trabalhadas;
  • Custo final.

Cada funcionário preenche sua planilha. 

Mas fique de olho, pois nem sempre estará relacionado apenas a projetos de escritórios. Alguns utilizam os dados colhidos para averiguar a distância, gastos como combustível para instalar uma placa de energia solar em uma localidade mais distante e etc.

Essa ferramenta pode e deve ajudá-lo a mensurar tempo e quanto de lucro isso traz.

Qual a importância do timesheet para as empresas

Embora já tenhamos analisado algumas vantagens que o timesheet nos revela, existem outros fatores de importância a serem analisados.

Ter ampla visão de seu negócio

O empresário consegue observar mais de perto todos os processos de sua empresa. É como se ele tivesse um filtro, eliminando a poluição visual e direcionando seu foco somente para as questões de extrema relevância.

Podemos dizer que esta ferramenta ajuda a controlar a perda de tempo, investidos em recursos desnecessários.

Com isso, pode economizar e trabalhar melhor nas seguintes questões:

  • Tempo gasto em reuniões não proativas;
  • Quais equipes estão desempenhando bem seu serviço;
  • Quais produtos estão sendo vendidos em menos tempo;
  • Horas gastas em projetos.

Tendo essas informações em mãos, é mais fácil descobrir quanto cada colaborador custa individualmente, analisando o lucro que o mesmo gera. Isso vale para serviços externos também, pois fica muito mais fácil contratar empresas por horas trabalhadas.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.