Entenda tudo sobre o marketing B2B

O marketing B2B é um conceito atrelado ao marketing industrial, que visa fazer a promoção e a propaganda de produtos e serviços para outras empresas.

No conceito mais formal da palavra, marketing B2B significa “business to business”, ou de “negócio para negócio”.

Entre as vantagens dessa estratégia estão: 

  • Prospecção de clientes e parceiros industriais;
  • Aumento de receita;
  • Aumento do índice de produção;
  • Aprimoramento da gestão de negócios;
  • Expansão de marca e diminuição de custos. 

No entanto, podemos notar que o conceito de marketing B2B ainda é muito pouco explorado pela web. 

Para ajudar empresas do setor industrial, como uma fabricante de compressor de ar, por exemplo, a nossa equipe de marketing preparou esse artigo para explicar os conceitos fundamentais do marketing B2B.

Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura.

O marketing B2B e sua importância para a indústria

Durante muitos anos, as indústrias foram empresas afastadas umas das outras, onde cada segmento industrial atendia o seu público final, que normalmente mirava em lojas do varejo ou comércio.

Com o avanço do tempo o mercado se tornou mais dinâmico, trazendo uma série de novidades e tendências de consumo para todos os segmentos da sociedade. 

Foi no começo dos 80 que ações de marketing industrial, começaram a dar forma no que viria a se tornar o marketing B2B, visando aumentar os laços entre empresas do setor industrial, seja para o consumo de mercadorias, ou para parcerias de produção visando o atendimento de setores comerciais.

Como o marketing B2B cria laços no setor industrial?

Agora que você já entendeu um pouco sobre a importância do marketing B2B, é hora de falarmos mais das estratégias e como ele cria os laços dentro do setor industrial.

A produção de conteúdo em marketing, talvez seja vista por muitos especialistas como o primeiro passo para criação de laços entre o setor industrial.

As empresas que produzem EPI (equipamentos de proteção individual), por exemplo, produzem conteúdo na intenção de vender luvas de vaquetas ou bota de segurança para outras empresas do setor industrial, pois parte da necessidade evidente, e na maioria das vezes, obrigatória por lei.

O mesmo se dá para outros tipos de produtos, que só são produzidos para serem comercializados entre indústrias.

Mas antigamente para que essas empresas tivessem um contato, era extremamente complicado. 

Fazia por necessário um verdadeiro serviço de garimpo para encontrar interessados no seu produto. 

Já o marketing B2B chegou fornecendo uma série de ferramentas que facilitam esse contato e otimizaram as relações comerciais de indústria para indústria. 

As principais ferramentas do marketing B2B

Agora chegamos em um ponto muito importante, onde vamos explicar sobre algumas das mais usadas ferramentas do marketing B2B. Observe nos tópicos a seguir:

  • Marketing de conteúdo: se trata de apresentar conteúdo para seu público-alvo através de ambientes digitais. Muitas empresas investem fortemente em conteúdo relevante para se tornarem autoridades do segmento e ganharem mais reconhecimento de outras empresas.

 

  • Marketing SEO: quando as empresas do setor industrial, como uma fabricante de impermeabilizante para laje, por exemplo, trabalham em diversas frentes de marketing para ficar melhor ranqueadas dentro dos mecanismos de busca.

 

  • E-mail marketing: ação onde empresas do setor industrial envia periodicamente e-mails com novidades e promoções para outras empresas que fazem parte de seu lead em potencial.

 

  • Vídeo marketing: quando se faz uso de vídeo em plataformas digitais para expor produtos/serviços, na intenção de chamar a atenção de outras empresas do setor industrial.

Esse foi nosso artigo falando sobre os conceitos do marketing B2B. Se gostou deste conteúdo compartilhe e nos siga para mais conteúdo desse tipo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.