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Como realizar um planejamento estratégico de sucesso - Criar Sites

Como realizar um planejamento estratégico de sucesso

Qual caminho a sua empresa vai seguir? Quais serão os próximos passos a serem dados até você alcançar o seu objetivo final? Bom, se você deseja empreender e acima de tudo, ter sucesso no seu empreendimento, é necessário que tenha um bom planejamento estratégico. 

 

Para quem não conhece esse conceito, se trata de um documento que descreve como os objetivos traçados podem ser alcançados, quais meios e recursos serão utilizados, e quais os desdobramentos utilizados no decorrer de todo o processo, ajudando a definir qual caminho a organização deve tomar. 

 

É como se você estivesse encontrando a saída certa do labirinto, desviando de obstáculos e se moldando para no final, ser puxado por um eletroímã até o caminho correto. Só por essa breve descrição, você já deve ter percebido o quanto essa estratégia é fundamental, certo?

 

É exatamente por isso que, no texto de hoje, iremos mostrar como você pode realizar um planejamento estratégico de sucesso, traçando o melhor caminho possível com coerência e eficiência, confira!

 

Saiba qual o seu objetivo

 

O primeiro passo de todo planejamento estratégico é entender quais são as metas e objetivos da sua empresa, para isso é preciso definir em curto prazo ( até 6 meses para serem concluídas ), médio prazo ( de 6 meses a 2 anos), e longo prazo ( mais de 2 anos). 

 

Coloque exatamente, quais os objetivos da sua empresa nesses determinados períodos de tempo, procure ser realista, e pensar em algo que realmente seja tangível para o seu negócio, talvez trocar seus equipamentos e renovar sua chapa de Acm pode ser um bom exemplo para curto prazo, enquanto aumentar 30% o faturamento se encaixe no médio prazo e abrir uma filial feche o longo prazo, claro que esses são apenas exemplos e tudo depende dos seus objetivos. 

 

Realize um diagnóstico interno e externo

 

Após a definição dos objetivos, é hora de realizar um diagnóstico completo do seu negócio, primeiro faça um mapeamento geral dos processos internos da sua empresa, como está indo seu desempenho? Quais os pontos que você precisa melhorar para alcançar seus objetivos? O que está indo bem ou indo mal?

 

Também faça essa mesma reflexão no mercado externo, encontre oportunidades, reconheça potenciais investimentos, saiba quando você pode ou não agir, como anda sua concorrência e quais as brechas para realizar aquilo que almeja. 

 

Descubra seus pontos fortes e fracos

 

Com uma análise completa tanto interna quanto externa, você provavelmente já conseguiu entender melhor sobre seu negócio e sua atuação dentro do mercado, certo? Então é hora de descobrir e listar seus pontos fortes e fracos, principalmente em relação aos seus concorrentes. 

 

O que faz você ter vantagem? O que te deixa para trás? O que precisa melhorar para alcançar aquilo que planejou? O que pode ser ampliado para evoluir ainda mais o seu processo? Tudo deve ser colocado na balança, após analisar isso, sua empresa já está totalmente diagnosticada. 

 

Construa um plano de ação baseado nos dados coletados

 

Com tanta análise feita e um diagnóstico completo, é hora de começar a montar o seu plano de ação baseado justamente nos dados que você coletou, com todas possíveis ameaças e oportunidades, fica muito mais fácil de entender os caminhos que devem ser trilhados e definir objetivos estratégicos para alcançar as metas que você separou lá no primeiro tópico. 

 

Comece a montar toda a estrutura de um planejamento, tenha calma e saiba administrar bem a sua evolução, elabore um cronograma com prazos para cada ação, seja detalhista e acrescente tudo de forma completa, como se estivesse cortando um vidro com seu disco diamantado

 

Coloque o planejamento em prática realizando melhorias constantes

 

A essa altura o seu planejamento estratégico já está completo então, é hora de começar a colocá-lo em prática, envolva seus colaboradores nesse projeto, delegue tarefas e passe cada missão que deve ser executada, instale softwares que te ajudarão na jornada e coloque a mão na massa. 

 

Realize melhorias de forma constante conforme seu planejamento for sendo colocado em prática, veja o que precisa mudar ou onde você deve investir, e não se esqueça de acompanhar as métricas buscando sempre o melhor para o seu negócio. 

 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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