Como um site criado por um universitário virou a rede social mais famosa do mundo

O Facebook é uma rede social que faz parte da empresa Meta Platforms. Foi fundado em 2004 por: Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, todos estudantes da Universidade de Harvard. 

O Facebook se tornou, em pouco tempo, a maior plataforma deste nicho do mundo, com quase três bilhões de usuários em 2021. Aliás, a metade desse número usa o Facebook todos os dias. Seja para fins pessoais ou para fazer postagens em páginas de empresas de Transformador de Solda, por exemplo. 

Quer saber mais e melhor sobre esta história? Então, vem com a gente!

Resumo da Postagem

Os passos seguintes

A empresa tem uma história inicial complicada. Começou na Universidade de Harvard, em 2003, como Facemash, um serviço online para estudantes avaliarem seus colegas. 

Como o principal desenvolvedor violou a política da universidade ao adquirir recursos para o serviço, o Facemash foi encerrado após dois dias. Mas esse lacre de segurança seria arrebentado, em breve.

O relativo sucesso com o site anterior levou Zuckerberg a registrar o thefacebook.com, em janeiro de 2004. Então, criou uma nova rede social neste endereço, jutamente com os colegas Saverin, Moskovitz e Hughes.

Depois de lançado, os alunos de Harvard que se inscrevessem no serviço podiam postar fotos e informações pessoais, como horários de aulas e etc. Sua popularidade aumentou e estudantes de outras escolas fizeram suas contas. 

Em junho de 2004, mais de 250.000 alunos de dezenas de escolas estavam por lá. Não demorou para que grandes corporações pagassem pela exposição no site.

Em setembro do mesmo ano, foi adicionado o mural no perfil de um membro. Esse recurso permitiu que postasse informações para seus amigos verem. Isso se tornou um elemento fundamental. 

No final de 2004, o TheFacebook atingiu um milhão de usuários ativos. No entanto, a empresa ainda longe da líder na época: o Myspace, que ostentava cinco milhões de membros.

O Facebook, trabalhando como uma espécie de Quadro de distribuição, incentivava os desenvolvedores de software a usar o serviço. Com isso, lançou sua interface para que os programadores pudessem escrever softwares que os membros do Facebook pudessem usar, diretamente, por meio do serviço. 

Em 2009, eles geraram cerca de US$ 500 milhões em receita. Em 2011, os pagamentos de uma dessas empresas, a Zynga Inc., uma desenvolvedora de jogos online, representavam 12% destes ganhos.

Um ano depois, o Facebook entrou com o pedido de se tornar uma empresa pública. Sua oferta inicial levantou US$ 16 bilhões, dando-lhe um valor de mercado de US$ 102,4 bilhões. 

Por outro lado, a maior oferta de uma empresa de Internet até hoje foi do Google Inc., que levantou US$ 1,9 bilhão quando abriu o capital, em 2004. 

Ao final do primeiro dia de negociação das ações, as participações de Zuckerberg foram estimadas em mais de US$ 19 bilhões.

Em outubro de 2021, o Facebook anunciou que estava mudando o nome de sua empresa principal para Meta Platforms. A mudança de nome refletiu a vontade de Zuckerberg em criar o “metaverso”, no qual os usuários interagem em ambientes de realidade virtual.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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