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Cauda Longa: o que é e como usar as palavras-chave - Criar Sites

Cauda Longa: o que é e como usar as palavras-chave

O termo “Cauda Longa” foi popularizado por Chris Anderson em seu livro A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho. O termo tornou-se uma forma de descrever e explicar estratégias para atacar uma série de coisas com baixa demanda, em vez de atacar poucas coisas que possuem uma demanda mais alta.

As empresas estão cada vez mais intensificando seus esforços para se tornar referência na forma de atuação digital e faturar cada vez mais com os diversos canais que a internet oferece.

Essa busca incessante por alto ROI afeta todas as etapas do processo de Inbound Marketing, seja atração (SEO, blog, Google Ads, Facebook Ads), conversão (Landing Pages, formulários de contato) ou relacionamento (Email Marketing).

A seguir, temos um conteúdo especial para detalhar melhor o termo Cauda Longa e sua aplicação, sendo uma prática importante também para alavancar uma agência de marketing.

Resumo da Postagem

O que é Cauda Longa?

O que é Cauda Longa

Assim como já destacado, o termo “Cauda Longa” tornou-se popular depois que o autor Chris Anderson publicou um artigo sobre o assunto. O conceito tornou-se ainda mais popular depois que o mesmo autor escreveu um livro intitulado A cauda longa — do mercado de massa para o mercado de nicho.

Cauda longa refere-se a estratégias que buscam alcançar muitas coisas com poucos requisitos, em vez de focar em poucas coisas com muitas solicitações. No varejo, isso é muito usado por empreendedores. Por exemplo, uma drogaria vende uma variedade de itens populares, enquanto uma empresa de chocolate vende apenas chocolates.

A técnica cauda longa pode ser representada usando a imagem de um dinossauro. Digamos que o dinossauro está de pé com sua cauda no chão. No topo, estão aquelas coisas que achamos mais gerais, mais procuradas, mas limitadas em número.

Contudo, mais abaixo na parte da cauda do dinossauro, estão as coisas que são algo mais específico e menos procurado. No varejo, de forma geral, os produtos que estão na cauda longa são mais rentáveis quando se acumulam.

Por que devo investir na palavra-chave de cauda longa?

Existem alguns motivos que fazem valer a pena o investimento nas palavras-chave de cauda longa, veja a seguir alguns deles:

É benéfica à pesquisa por voz

Você sabia que as palavras-chave de cauda longa representam 70% de todas as pesquisas na Internet? Isso porque esses termos cresceram em popularidade com o aumento das pesquisas por voz no Google.

Como eles usam comandos de voz em suas buscas em mecanismos de busca, eles naturalmente procuram por algo usando frases mais longas em vez de palavras curtas. Em outras palavras, ao incluir palavras-chave longas em seu conteúdo, você pode começar a segmentar esses grandes grupos específicos de visitantes.

Tráfego aumentado

Embora palavras-chave curtas ainda possam trazer tráfego para o seu site, não é fácil ter uma classificação alta nos resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). A página inicial é altamente competitiva e repleta de vários graus de conteúdo relevante.

Com palavras-chave longas, pode até levar mais tempo para você se classificar melhor nas SERPs. No entanto, suas chances de obter mais tráfego são muito melhores porque há muito menos concorrência.

O uso é facilitado

Por estarem mais próximas de como as sentenças são normalmente redigidas, palavras-chave de cauda longa soam de uma forma mais natural do que palavras-chave de cauda curta. Por isso elas se apresentam de forma bem mais natural em vários tipos de conteúdos.

Isso é bom porque você está escrevendo para os usuários, não para os mecanismos de pesquisa. Então, ao invés de encher suas postagens com palavras vazias e sem contexto, você deve se concentrar em criar conteúdo de qualidade.

Por esses motivos, é melhor usar uma estratégia de SEO que use uma combinação de palavras-chave de cauda longa e cauda curta para obter os melhores resultados.

Quais os quatro principais benefícios da palavra-chave de cauda longa?

Existem uma série de benefícios para o uso da palavra-chave de cauda longa, no entanto, dentre eles, se destacam os quatro benefícios que listamos a seguir:

Maior facilidade para chegar o objetivo

Quanto mais próximo um visitante estiver de uma resposta em sua pesquisa, maior a probabilidade de clicar no link. Consequentemente, melhora suas chances de resolver o problema.

Quer se trate de uma compra, conversão, assinatura ou outra ação, direcionar os espectadores para as metas da sua página também é uma forma de construir ótimos relacionamentos com novos clientes.

Uma relação custo e benefício mais interessante

Mesmo que tenham menor volume de buscas do que as short tails (com 1 a 3 palavras) e head tails (apenas uma palavra), palavras-chave de cauda longa costumam ter cliques mais qualificados porque não trazem uma resposta vaga ao buscador. Isso afeta diretamente o ROI, pois as chances de conversão são de maior proporção.

Rejeição reduzida

Um alto nível de rejeição não é algo que a empresa possa se orgulhar. Contudo, ao otimizar palavras-chave de cauda longa, você tem a oportunidade de diminuir essa taxa e obter os usuários certos em seu site que compraram seu produto. E assim, possivelmente retornarão ou recomendam sua empresa a outras pessoas.

Aumento das pesquisas no Google

Devido à menor taxa de rejeição dos visitantes, eles também são mais qualificados para as pesquisas do Google, o que acaba oferecendo um aumento na quantidade de visitas ao seu site.

Conclusão

O uso adequado de palavras-chave de cauda longa no marketing digital é crucial para obter as visitas da mais alta qualidade ao seu site e, portanto, os melhores resultados. Assim, para quem não tem conhecimento na área, é interessante contratar uma agência de marketing especializada.

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