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Chatbots: Saiba como os robôs virtuais podem otimizar seu atendimento ao cliente

Chatbots: Saiba como os robôs virtuais podem otimizar seu atendimento ao cliente

Chatbots

Com o mundo cada vez mais tecnológico, diversos novos recursos são introduzidos a fim de facilitar a nossa rotina, facilitando e automatizando as práticas mais variadas. Um excelente exemplo disso é o uso de Chatbots, cada vez mais presente no atendimento de empresas.

Caso você não esteja familiarizado com o termo e não saiba do que se trata, acompanhe o artigo e aprenda tudo sobre esse recurso. É possível que os Chatbots sejam uma ferramenta extremamente valiosa para sua empresa e aplicá-la pode trazer bons resultados.

Resumo da Postagem

O que é um Chatbot

Antes de mais nada, precisamos definir o tema, para isso podemos utilizar a tradução dos dois termos que formam a palavra. “chat” pode ser traduzido para “conversa” enquanto “bot” é uma palavra para “robô”.

Logo, um Chatbot é um robô responsável por se comunicar com as pessoas. Uma vez que eles são utilizados por empresas, o mais comum é que sejam responsáveis por falar com clientes e consumidores das marcas.

Porém, não pense em “robô” como nos filmes de ficção científica, ao menos não por enquanto. Nesse contexto os “bots” nada mais são do que softwares que podem ser aplicados em diversos dispositivos, principalmente computadores e celulares.

Os Chatbots são amplamente utilizados na área de atendimento ao consumidor, programados para fornecer respostas às perguntas mais frequentes dos clientes de vários estabelecimentos.

O desenvolvimento constante da tecnologia faz com que esses programas sejam cada vez mais eficientes, dispensando o uso de atendimento por humanos em diversas situações.

Ademais, também podemos dizer que um Chatbot bem utilizado se torna um diferencial para a empresa, funcionando como uma poderosa ferramenta de marketing.

Tipos de Chatbots

Atualmente, há dois principais tipos de Chatbots dentre os utilizados pelas companhias. Temos um que é baseado em regras e outro em tecnologias de inteligência artificial, também chamada de IA.

Chatbot de regras

O primeiro tipo de software de conversa é baseado em regras, por ser o mais simples é o mais comumente verificado, estando presente no atendimento de diversas empresas, como por exemplo em aplicativos de mensagem usados no dia-a-dia.

Seu funcionamento é baseado em perguntas e definições pré-programadas com respostas padrões sendo fornecidas para cada ação solicitada pelo cliente que entra em contato.

Muitas vezes, os Chatbots simples dão ao cliente as opções de perguntas já escritas, podendo o consumidor apenas clicar nas opções. Outras vezes, ele identifica as principais dúvidas através de palavras chaves.

O principal uso desse tipo de Chatbots é para conseguir informações simples e diretas, quase como um sistema de F.A.Q (“frequently asked question” ou “dúvidas frequentes”). Algumas das principais informações fornecidas por um Chatbot de regras são:

  • Formas de pagamento possíveis;
  • Outros canais de atendimento e seus horários de funcionamento;
  • Custo e prazo de frete dos produtos;
  • Endereço do estabelecimento físico;
  • Horário de funcionamento das lojas;
  • Como realizar alguns procedimentos simples nos sites;
  • Outras informações mais simples. 

Chatbot de IA

O segundo tipo de Chatbot que encontramos são os baseado em IA, ou seja, inteligência artificial. Estes apresentam um funcionamento um pouco mais complexo, por isso, sua aplicação é menos frequente.

Ao invés de identificar ou disponibilizar perguntas padrão e oferecer sempre as mesmas respostas, estes softwares aprendem enquanto fazem o atendimento e realizam algumas adaptações.

Enquanto o usuário interage com o bot, ele pode adequar a linguagem usada, identificar o que é solicitado e buscar informações nos bancos de dados da empresa, oferecer respostas mais precisas a dúvidas específicas e muito mais.

Além disso, os Chatbots de IA muitas vezes conseguem coletar dados dos clientes com precisão e podem funcionar como um Pré-atendimento para uma equipe humana, que receberá o cliente já com todos os seus dados no sistema.

Todas as palavras escritas pelos usuários são registradas pelo Chatbot de IA e processadas. Se a tecnologia for bem desenvolvida, as respostas tendem a ser precisas e o atendimento extremamente mais fluido e personalizado.

Além dos mesmos dados que podem ser obtidos pelo Chatbot de regras, o que utiliza inteligência artificial pode conseguir informações ainda mais complexas e específicas, sendo uma excelente opção de atendimento.

Vantagens dos Chatbots

Para concluir, independentemente de qual tipo de Chatbot você deseja aplicar na sua empresa, saiba que existem algumas vantagens dentre as principais quando se utiliza o recurso. São elas:

  • Atendimento disponível 24h/dia, todos os dias;
  • Procedimentos automatizados;
  • Maior agilidade para se obter informações;
  • Os Chatbots podem ser aplicados em vários canais;
  • O recurso pode ser um diferencial com relação aos concorrentes.

Portanto, se você deseja ter uma opção de atendimento moderna, extremamente prática e diferencial, investir nos Chatbots pode ser uma excelente opção para a sua empresa. O atendimento aos clientes é otimizado com facilidade pelo recurso, como vimos no funcionamento de cada tipo de chatbot. 

Podemos concluir que estes benefícios fazem parte da importância dos Chatbots. Além disso, utilizar o recurso demonstra adaptação das companhias com a modernidade e o avanço das tecnologias, logo, agrega valor à sua marca e melhora a percepção dos clientes

Mas lembre-se de procurar profissionais qualificados e conceituados no mercado, a fim de se obter os melhores produtos, que terão um melhor desempenho e trarão os resultados positivos com maior eficiência.

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