No mundo empresarial existem várias estratégias que auxiliam a captação de clientes. O funil de vendas é uma delas. Ele nada mais é do que um processo de fechamento de um negócio. Através dele é possível definir cada etapa do encadeamento de vendas.
Desde o primeiro contato até a parte final deste processo o cliente passa pelo topo, meio e fundo do funil. Isto é ele conhece um produto, se identifica e vê possibilidades de resolução de dores e decide comprar. Confira cada etapa do funil de vendas:
Resumo da Postagem
1- Topo
O topo do funil é reservado para o processo de conhecimento, encontro do cliente com o produto. Ali o lead tem um primeiro contato com a mercadoria e percebe quais são suas vantagens, para o que ela foi feita.
Nesta etapa, os leads têm acesso ao produto e o conhecem. O funil então ‘afina’ mais, e só passa para a próxima seção aqueles clientes que se interessaram pelas possibilidades oferecidas na etapa de conhecimento.
Se um lead encontra um toldo policarbonato e precisa proteger ambientes externos, valorizando a luz natural e evitando a entrada de água da chuva e poeira, ele identifica um potencial neste produto. Mas, se uma pessoa não necessita deste produto, não faz sentido continuar o processo de compra.
2- Meio
Após conhecer o produto e se identificar, o cliente segue em buscas de mais informações. É no meio do funil que estas informações são transmitidas e o lead reconhece que existem problemas que podem ser resolvidos com o produto.
É o processo de cura de uma dor. Seguindo o exemplo anterior, se uma pessoa precisa de uma limpeza de pisos eficiente de maneira rápida e conhece uma lavadora de piso, vê a possibilidade de melhoria deste problema, pois uma lavadora de pisos automatiza o processo de limpeza e melhora a produtividade da equipe, diminuindo o tempo investido na tarefa.
3-Fundo
Assim, sabendo que existe um produto que resolve seu problema, o cliente ideal decide comprar. Esta decisão o transfere para a última divisão do funil de vendas: o fundo. Nele os clientes já estão selecionados e prontos para a compra.
É agora que a porta de enrolar do seu negócio termina de ser aberta ao público e o seu cliente busca possibilidades de compra, isso é, ele busca pelo produto também em outras empresas para comparar e tomar a melhor decisão. Cabe agora à empresa prestar um bom atendimento e se mostrar a melhor opção. Mas como fazer isso?
Este é o processo de atendimento e ele é decisivo para as suas vendas. Um atendimento personalizado e humanizado demonstra ao cliente a sua importância para a empresa, fazendo com que ele se identifique e decida comprar o produto ali.
Aplicar o funil de vendas no seu negócio permite uma melhor organização de etapas e melhora a visualização da jornada do cliente até chegar diretamente a você e sua empresa. Assim, você garante um bom atendimento e, consequentemente, boas vendas. Se este conteúdo foi útil para você, nos acompanhe e leia mais sobre vendas. Até a próxima!