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O que é SEO On Page? - Criar Sites

O que é SEO On Page?

SEO On-page: o que é mais 7 dicas de otimizações para aplicar em seu site SEO On-page são otimizações nos conteúdos das
páginas de um site como title meta description imagens e o próprio texto. Para saber mais sobre SEO clique no link no
início do post. Essas otimizações
enviam fortes sinais aos mecanismos de pesquisa pois estão ligadas ao conteúdo que o visitante
encontra no site. Assim podem garantir páginas totalmente preparadas
para um bom posicionamento orgânico. Anteriormente falamos
aqui sobre SEO Técnico que é o alicerce de
uma estratégia de SEO Holístico. Dessa vez vamos apresentar os conceitos de SEO On-page portanto vamos nos aprofundar
um pouco mais. Para saber mais
sobre SEO técnico clique no link no meio do post. O que você vai
encontrar no conteúdo: 1. O que é SEO On-page? 2. Como melhorar o
On-page do seu site 3. 7 elementos-chave para
melhorar o SEO On-page Tag title Heading tags Meta-description Palavra-chave Conteúdo rico: vídeo,
imagens, gráficos Links internos
(Internal Link Building) URLs amigáveis 4. Dicas finais O que é SEO On-page? SEO On-page são otimizações aplicadas nas páginas
de um site como title meta description imagens e conteúdo. Essas melhorias enviam fortes sinais de um
conteúdo relevante e de qualidade aos
mecanismos de pesquisa como o Google. De forma simples é encontrar as
melhores oportunidades dentro do site que
possuam potencial de alavancar os
resultados orgânicos. Em uma página existem
certos elementos com potencial de
enviar ao Google fortes sinais de ranqueamento. Quando pensamos em
uma otimização de SEO naturalmente vem a
mente melhorar títulos otimizar o conteúdo ou tentar enriquecê-las com
elementos de mídia. Boa parte dessas
táticas são On-page! O Google valoriza muito a experiência do usuário que envolve desde
o momento da busca até o consumo do
conteúdo dentro do site. Ter um conteúdo relevante e que proporcione
boas chances de rank é o mínimo quando pensamos de forma estratégica. Para saber mais sobre
experiência do usuário clique no link no
meio do artigo. Como melhorar o
On-page do seu site Existem muitas oportunidades de otimizar uma página para um bom
posicionamento no Google vai depender muito da
performance atual dela qual seu rank e momento
da sua estratégia. Por exemplo boas práticas no uso
das palavras-chave são otimizações On-page. Posicionando-as
estrategicamente no Título fazendo uso de LSI
para evitar excesso e a encaixando bem
na experiência de leitura. Para saber mais sobre LSI Clique no link no meio do post. 7 elementos-chave para melhorar o SEO On-page da sua página Mas no geral existem os elementos-chave
que você deve dedicar sua atenção
em cada página. Vamos falar de cada um deles: 1. Tag Title A Tag Title inserida no cabeçalho da página auxilia os mecanismos
de pesquisa a exibirem nos resultados um título que represente
o conteúdo. Um dos elementos mais importantes em On-page o título da página tem grande peso nas estratégias e podem elevar
a taxa de cliques e entradas no site. Trata-se de uma marcação HTML visível apenas no código que é exibida na página
de resultados de buscas: É exibido em média
65 caracteres portanto o ideal é ser conciso e certeiro na mensagem. Nossa dica é tentar
ficar em 55 caracteres garantindo a exibição total em mobile e desktop. Procure também utilizar a palavra-chave principal
e suas variações mas de forma natural e não forçando
com uso de vírgulas por exemplo. Dicas para otimizar a tag Title: Utilize a palavra-chave principal de preferência próxima
ao lado esquerdo. Isso vai ajudar o leitor usuário a entender e relacionar
seu resultado com o termo buscado. Crie um título de acordo com o conteúdo da página. Não repita o título
entre suas páginas. Teste sua persuasão
e call-to-actions: “Comece hoje” “Baixe agora” “melhor” atraindo mais a
atenção do usuário. Não se prenda a utilizar o mesmo título do conteúdo. 2. Heading tags As heading tags são os títulos e subtítulos das
nossas páginas organizados dentro de uma hierarquia lógica para leitura. Eles vão do h1 até o h6 da maior até a menor
importância respectivamente. O h1 normalmente fica reservado ao título da página e é utilizado apenas uma vez. Apesar disso não
ser uma regra é razoável ter apenas
um título principal. Isso também auxilia semanticamente nossa página e código por trás dela. Reserve o h1 para sua
palavra-chave principal e tente criar algo
de valor nesse espaço deixando claro do que
se trata o conteúdo. Objetivo é muito semelhante à Tag Title vista anteriormente. A diferença é que aqui não há um limite de caracteres. Como exemplo temos o h1 deste post: “SEO On-page: o que é mais 7 dicas
de otimizações para aplicar em seu site”. Algumas características
interessantes: Não utilizamos o mesmo
conteúdo da Tag Title. Utilizamos a
palavra-chave principal mais à esquerda. Complementamos com
um modificador de efeito: “aplicar em seu site”. Conseguimos certa consistência entre o h1 e o title porém nem sempre é possível e isso não é ruim pois nos fornece espaço para testar coisas diferentes. 3. Meta-description A meta-description assim como o title é uma marcação HTML visível
apenas no código e nos resultados da pesquisa. Ela é conhecida por não ser um fator de ranqueamento porém tem grande
potencial para as páginas. A meta-descrição é um
complemento ao title que nos fornece mais espaço para produzir argumentos que façam o usuário
clicar em nosso link. Consequentemente isso elevaria a taxa de cliques levando mais usuários ao site. O Google exibe no resultados em média até 160 caracteres dessa forma temos um espaço um pouco maior que o title e que também deve
ser bem aproveitado. Algumas dicas para criar
sua meta-description: Use variações da
palavra-chave principal. Reforce a mensagem principal do title. Faça uso dos 4 P’s de Marketing (Produto, Preço,
Praça e Promoção) principalmente se
for e-commerce. Use call-to-actions
para atrair o clique. Por último é importante lembrar
que o Google pode ou não exibir o conteúdo definido na meta-description. Caso ele entenda que
algum conteúdo da página seja mais relevante
que a description ele exibe de acordo com
a intenção de busca. 4. Palavras-chave Conteúdo de qualidade
não é novidade em SEO e o uso correto
de palavras-chave no processo de produção
é muito importante. Depois de definir
a palavra-chave foco posicione ela de
forma estratégica dentro do conteúdo. Utilize-a no h1 sempre no início buscando gerar valor para quem entra na página. Utilize palavras LSI Latent Semantic Indexing que são palavras que transmitem o mesmo significado e relacionadas ao
assunto principal. Dessa forma você pode
variar bem o conteúdo e não fica restrito
a uma palavra evitando uso
excessivo e repetitivo. Tente encaixar a
palavra-chave foco logo no início do texto. Dê preferência ao primeiro
ou segundo parágrafo para posicioná-la. E uma última dica é simples: escreva para humanos. Toda técnica e
tática é fundamental para um bom conteúdo porém a experiência
do usuário vale mais. O texto da sua página
deve entregar um valor real para quem lê. Garanta que as respostas
sejam claras sem forçar palavras e
sem conteúdo raso. 5. Conteúdo rico: vídeo,
imagens, gráficos Conteúdo não se
resume a texto muito pelo contrário o texto é apenas um tipo. Vídeos, imagens gráficos, infográficos ebooks todos são tipos de conteúdo. Complemente sua
página com mídias que agreguem valor ao texto. Isso abre possibilidades
para que seu conteúdo seja alcançado não só
pela busca tradicional mas também pelas verticais de imagens e vídeos. Procure utilizar elementos dentro do contexto da página. Para um e-commerce
de sapatos faz total sentido
agregarem valor com vídeos além das imagens. Já para uma site de serviços de instalação de
portões que produz conteúdos educativos
a seu público faz sentido que use fotos reais dos trabalhos realizados. Aqui vão algumas dicas
para uso de imagens vídeos e elementos em uma
otimização On-page: 1. Crie valor através
da intenção de busca Antes de criar o conteúdo analise a página de
resultados de busca para a palavra-chave foco. Repare se ela retorna imagens vídeos, PDFs. Use isso como guia para
tornar seu conteúdo melhor que os rankeados. 2. Vídeos de reviews ou produtos Se existe a possibilidade
de investir em vídeos vale a pena aplicar
alguns testes. Dependendendo do seu nicho vídeos podem ajudar
muito na conversão e retenção de usuários na página. 3. Gráficos para provar dados Quando utilizar dados
de alguma pesquisa além de citar a fonte procure ilustrar com gráficos suas informações. Você mesmo pode criar gráficos ou utilizar a fonte original. 4. Imagens sempre são bem-vindas Nomeie a imagem de acordo com a mensagem que ela transmite. Utilize hífens para
separar as palavras. Sempre defina texto alternativo alt text é de grande importância
para os bots entenderem do que
se trata a imagem. Atenção ao peso dos arquivos. Use compressão ou CDNs para distribuir suas imagens dessa forma reduz o impacto na performance do site. Use imagens dentro
de um contexto. Se o primeiro parágrafo é
sobre a imagem anexada por que colocá-la no fim da página? Use-a próxima ao texto que faz referência a ela isso também auxilia
o Google a entender a mensagem da imagem. 6. Links internos (Internal Link Building) Os links internos facilitam a descoberta de novas páginas tanto para o usuário quanto para os bots
de motores de buscas. São extremamente úteis
para incentivarem o consumo de outras páginas e aprofundarem a navegação
de uma propriedade. Também auxiliam na distribuição da força das páginas de forma mais estratégica
entre todo o site. Aplique links bem situados
pelo seu conteúdo e que façam sentido evite usar links
descontextualizados. A internet é um grande mundo conectado através de links leve esse pensamento
para dentro do seu site. É um dos princípios da rede e a navegação através dela. 7. URLs amigáveis Por fim e não menos importante forneça URLs fáceis de ler e memorizar pelos usuários e ótimas para os
mecanismos de busca. O que é mais fácil
de ler e entender? 1. seusite.com.br/?ca=134&p=17 seusite.com.br/nome-produto Sem dúvidas a opção 2 é muito mais fácil de ler compreender e ainda
abrir possibilidade de memorização por
parte do usuário. E para os bots
podemos considerar as mesmas características. Se faz uso de CMS como WordPress é muito simples
configurar URLs amigáveis. Se possui uma loja virtual a maioria das plataformas também oferece esse recurso. Caso possua um sistema
sob demanda procure seu desenvolvedor
o quanto antes para ajustar suas URLs. Para saber mais sobre
URLs amigáveis clique no link no
meio do post. Indique sempre o assunto da
página na URL facilitando a compreensão. Use a palavra-chave na URL. Evite caracteres especiais como demonstrado na
opção 1 do exemplo anterior. Seja conciso e tente
usar URLs curtas. Prefira hífen ao invés
de outros recursos como underline. Caso use WordPress é muito comum adicionar datas nas URLs de posts. Também evite essa prática pode te ajudar ao escalar seu site
com o tempo. Pensando em modificar suas URLs ou ajustá-las com
as dicas anteriores? Não esqueça de garantir os devidos redirecionamentos para evitar problemas
com perda de indexação. Para saber mais
sobre redirecionamentos clique no link no
meio do artigo. Dicas finais Faça uma lista planilha das páginas do seu site e crie um checklist com tarefas On-page necessárias
em cada uma delas. Isso vai te ajudar a controlar o que foi aplicado e o que falta. Existem diversas
ferramentas de SEO que auxiliam na identificação
de oportunidades em SEO On-page. Vale a pena fazer uma
busca para encontrar a que se encaixa melhor
para seu projeto. Para saber mais sobre
ferramentas de SEO clique no link no
meio do post. E como costumamos
reforçar em nossos posts teste tudo. Alguns elementos podem
performar melhor em determinados
grupos de páginas do que no restante do site. Importante é encontrar
o melhor caminho para cada página.

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