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O que é um script de vendas ? - Criar Sites

O que é um script de vendas ?

Você já deve ter ouvido falar da palavra “script” em algum momento da sua vida, seja em relação a um filme, ou a alguma série de TV. Mas o script pode ser usado para ajudar a vender produtos ou serviços, neste caso falaremos sobre script de vendas.

Um script, ou como é chamado no Brasil, roteiro, é nada mais do que um documento onde apresenta os melhores pontos que um vendedor deve abordar com o seu cliente para assim finalizar a compra do produto ou serviço.

E sim, um roteiro de vendas pode ajudar uma loja ou até mesmo uma empresa, a aumentar o número de lucro. O roteiro  é um guia que contém informações que ajudam o vendedor.

E é bom lembrar que essa estratégia do marketing vale para qualquer setor. Por exemplo, se você tem uma empresa que oferece o serviço de outsourcing de impressão, um roteiro ajuda bastante.

E caso tenha ficado curioso e queira aprender mais, hoje iremos mostrar mais desse roteiro e como usá-lo da melhor forma possível, independente do tipo de loja que você tiver.

Resumo da Postagem

Afinal, para que serve um roteiro de vendas?

Um script de vendas serve para auxiliar o vendedor para que assim, ele consiga finalizar a venda. Por exemplo, essa estratégia pode auxiliar a falar sobre equipamentos de combate de incêndio de uma forma mais natural para o seu cliente.

Um bom roteiro deve conter: a ordem do processo comercial; o passo a passo para prosseguir com cada etapa e, finalmente, deve conter modelos a serem utilizados em cada momento da negociação.

Então, resumidamente, um roteiro de vendas serve para ajudar o comerciante a vender o seu produto ou serviço de uma forma natural, e explicativa.

Quando posso usar o roteiro de vendas?

Primeiramente, você precisa entender duas coisas: o seu produto e, também, o seu público alvo. E só assim poderá criar o seu roteiro de vendas. E como e quando usá-lo, iremos explicar.

Você pode usar essa técnica para treinar novos vendedores. Por exemplo, pode ser que novatos no time não saibam como vender lacre de segurança, por isso, um roteiro pode ajudar bastante.

Outro ponto a ser mencionado, é que um roteiro pode ser uma ferramenta que aumenta a produtividade com a equipe. A técnica ajuda o profissional a entender o produto ao ponto de que ele possa se sentir confiante de sair “fora do script “ caso haja necessidade.

Existe alguma desvantagem?

Como todo bom roteiro, esse em particular, é um guia do que o vendedor deve saber para atender o cliente. O problema ocorre quando o vendedor o segue sem pensar duas vezes.

Somos humanos, cometemos erros e, muitas vezes, o cliente pode não saber o que ele deseja exatamente. E um vendedor que aparenta ser um robô pode afastar os consumidores.

É necessário ter um contato humano entre os funcionários de uma loja e os clientes, para que a pessoa tenha desejo de voltar ao local e comprar mais.

Por isso, é bom deixar marcado que a desvantagem que esse roteiro pode oferecer é a falsa ideia de que o trabalhador não precisa se relacionar com as pessoas.

Mesmo com a tecnologia evoluindo e auxiliando o mercado empreendedor, no fim do dia, a peça principal para que uma loja obtenha ganhos positivos é o vendedor.

 

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