As redes sociais se tornaram uma verdadeira “febre” nos últimos anos, contando com mais de 4.2 bilhões de usuários ao redor do mundo, o que representa cerca de 53,6% da população mundial, o Brasil aparece em quinto lugar nos países com mais pessoas acessando diariamente, são mais de 160 milhões de acessos todos os dias, com mais de 71% dos brasileiros, a tendência é de que esse número suba para 87% até 2026.
Além disso, nosso país é o terceiro que mais passa horas nas redes sociais, são cerca de 3 horas e 42 minutos por dia que um usuário passa navegando por esses canais, os números chegam a assustar, mas só mostram a nossa realidade que está cada vez mais conectada através dessas mídias.
E com toda essa popularidade que as redes trazem no nosso dia a dia, é claro que elas acabam sendo uma alternativa bem interessante também para as empresas, ajudando a divulgar produtos, serviços, gerar reconhecimento para a marca e contatar o público de maneira tão simples quanto um servomotor movimentando algum objeto.
No texto de hoje, nós separamos as principais vantagens que as redes sociais podem trazer para a sua empresa, se você acha que esses canais só servem para a comunicação pessoal, acredite, você pode se surpreender, bora conferir? Então vamos lá!
Consolidação e reconhecimento da marca
Os dados acima mostram o quanto as redes sociais são populares nos dias de hoje, elas são tão importantes no nosso cotidiano, que diversas pessoas começaram a trabalhar dentro dessas redes, criando conteúdo e divulgando para outras pessoas.
E é claro que com esse alto volume de usuários, as redes sociais são consideradas por muitos, como o melhor canal para mostrar mais sobre o seu trabalho, isso faz com que gere consolidação e que a marca seja cada vez mais reconhecida.
Tudo isso, gera uma certa autoridade dentro do seu segmento, quanto mais presente você estiver nas redes sociais, mais a sua empresa será reconhecida e consolidada dentro do seu segmento, tornando sua marca muito mais forte e presente no imaginário do público.
Comunicação com o público
O atendimento e a interação entre uma empresa e seu cliente, é algo tão importante como realizar a limpeza de fossa de maneira trienal, e as redes sociais podem ser consideradas a saída para a construção de um bom relacionamento.
Através delas, você pode postar conteúdos informativos sobre o seu negócio, mostrar mais sobre o seu trabalho, falar sobre questões básicas como localização e horário de funcionamento, e até ter uma interação direta com o público, o que torna a comunicação muito mais assertiva, simples e eficiente.
Atração de novos e fidelização dos antigos clientes
Com tantos usuários presentes, as redes sociais acabam se tornando um “prato cheio” para quem decide atrair novas pessoas até o seu negócio, gerando novos clientes para o seu negócio, devido a sua alta visibilidade e a sua enorme tendência a viralizar, estar presente nas redes sociais significa uma enorme chance de mostrar a sua empresa para novas pessoas.
Além das postagens de forma orgânica, ainda é possível aproveitar dos links patrocinados, o que aumenta ainda mais o alcance da empresa, e faz com que ela seja certeira na abordagem com um novo público, aumentando o contato e as chances de atração.
Ainda vale ressaltar que, a fidelização dos clientes também é um ponto a ser explorado, com uma produção de conteúdos de forma periódica, você gera uma atração maior de ambos os lados, e fornece proximidade a consumidores que já compraram seus produtos, aumentando assim, a probabilidade deles se tornarem clientes fiéis.
Maior índice de satisfação, relevância e engajamento
Estar presente nas redes sociais também está relacionado com o aumento da satisfação das pessoas, mesmo que suas Porca Gaiola sejam de alta qualidade, e possuam um preço acessível, pode ser o atendimento, os conteúdos e a interação, que façam os usuários priorizarem a sua marca.
Consequentemente, as mídias ainda geram mais engajamento e popularidade para o seu negócio, além de aumentar a sua autoridade, quanto mais conteúdo postado, mais você mostra que sabe sobre o assunto, e oferece relevância e qualidade ao público.
Isso gera uma popularização da sua marca, que passa a ficar reconhecida dentro do mercado, ganhando um bom diferencial competitivo, e sendo vista como uma empresa de confiança, e com bons olhos por grande parte dos usuários.
O que achou do texto de hoje? Sabia que as redes sociais poderiam ser tão benéficas assim? Comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido o texto de hoje, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.