4 maneiras de manter a produtividade no ensino EAD

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Vanessa Andrade
em junho 27, 2022

Estudar a distância se tornou algo extremamente popular nos últimos anos, ainda mais por conta da pandemia causada pela COVID-19, para se ter uma noção de sua popularidade, em 2020, 46,6% dos novos estudantes do ensino superior, optaram por se cadastrar na modalidade a distância, registrando um aumento de quase 428,2% em comparação com anos anteriores. 

Esses números só reforçam a preferência e o quanto as pessoas preferem iniciar seus estudos de maneira totalmente remota, afinal, grande parte considera muito mais prático, fácil e confortável, ter aulas sobre locação de geradores no conforto da sua casa ou onde quiser. 

Mas por outro lado, por mais que o EAD seja algo comum e visto por muitas pessoas como um benefício, outras possuem uma grande dificuldade de se manter produtivos e ter o foco necessário para absorver todo o aprendizado, encontrando diversas dificuldades dentro dessa modalidade. 

Para que você não sofra mais com esse problema, no texto de hoje nós vamos te mostrar 4 maneiras de manter a produtividade no ensino EAD, fazendo com que você continue focado mesmo tendo aulas virtuais, bora conferir? Então vamos lá!

  1. Tenha um ambiente adequado para o estudo

Por mais que a ideia de assistir uma aula deitado na sua cama embaixo das cobertas parece ser algo extremamente bom e confortável, a sua produtividade nesse cenário tende ser quase nula, por este motivo, é crucial que você tenha um ambiente adequado de estudos, ou seja, separe um cantinho específico para que você se concentre e consiga estudar da maneira correta. 

Um espaço silencioso, sem muitas pessoas ao redor, uma mesa que comporte seu computador ou notebook, e com espaço para fazer possíveis anotações, uma cadeira confortável e que te traga foco e seja propício para você aprender mais sobre servomotor ou qualquer outro conteúdo. 

  1. Crie uma rotina de estudos

Além do espaço confortável, outra forma de manter a produtividade no EAD é criando uma rotina de estudos, muitas aulas online ficam disponíveis na plataforma para acessar quando quiser, por mais que isso sempre pareça uma boa opção, nem sempre essa é a melhor ideia. 

Montar um cronograma e uma rotina de estudos é algo muito mais efetivo, fazendo com que você se comprometa e tenha um horário fixo para estudar, assim como funciona no presencial. Isso te permite ser mais produtivo, além de dividir suas aulas e fazer com que aprenda um pouco a cada dia, replicando a metodologia padrão. 

  1. Elimine qualquer distração ao seu redor

Distrações são fatores que prejudicam qualquer pessoa que trabalha ou estuda em casa, aparelhos eletrônicos, como televisão, celular, outras abas no computador, tudo isso pode te distrair e fazer com que você não consiga obter o máximo de sua produtividade. 

Busque se livrar de todas essas coisas, e ficar totalmente focado durante o período das suas aulas, avise as pessoas que moram na sua casa para manter o silêncio e explique que, durante aquele tempo, você estará indisponível, é preciso foco e determinação para ser mais produtivo. 

  1. Participe e interaja nas aulas

Muitos ensinos EAD acabam possuindo pouca interação com os alunos, o que faz com que as aulas sejam monótonas e você absorva pouco de sua experiência, para conseguir uma maior imersão e aprender mais sobre os conteúdos, como estruturas metálicas, é fundamental ser um aluno sempre participativo e que interaja durante as aulas. 

Faça perguntas, responda questionários, realize anotações e busque ficar totalmente imerso como em uma aula presencial, quanto mais você entrar de cabeça dentro do EAD, mais produtivo você será. 

Agora conte para gente nos comentários, gostou do texto? Se sente preparado para ser mais produtivo no EAD? Deixe sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima.

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

blank

Artigos Relacionados, Você vai Gostartambém:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade