Como o atendimento ao cliente influencia o aumento das vendas?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Vanessa Andrade
em junho 14, 2022

Atendimento ao cliente e vendas são dois componentes necessários para setores tão distintos quanto os de gastronomia ou de racks para servidor. Enquanto os colaboradores do setor de vendas lidam com esta vertente, os membros da equipe de atendimento são o principal ponto de contato para os clientes falarem com uma empresa. 

Portanto, essas equipes devem cooperar para criar um ambiente lucrativo. E foi pensando nisso que criamos este texto, ou seja, para averiguar como tudo isso afeta os lucros. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Como o atendimento ao cliente afeta as vendas?

O atendimento ao cliente afeta as vendas de várias maneiras. Muitas empresas fornecem serviços e produtos on-line, portanto, o atendimento ao cliente geralmente exige uma boa comunicação. 

Este processo ajuda na comunicação regular com a equipe de vendas sobre qualquer coisa relacionada ao produto, serviço ou experiência de compra. Sendo assim, elas podem tomar decisões sobre a melhor forma de usar as táticas de venda. 

Outra dica que aumentará o fluxo de leads, clientes e lucros, é trabalhar em estreita colaboração com os interessados e estabelecer relacionamentos que vão de ouvir as críticas construtivas a ajudá-los a resolver problemas. Tudo isso fará com que seu nome seja uma espécie de martelete demolidor de concorrência!

Mais sobre o tema!

A cooperação entre os setores de atendimento ao cliente e vendas pode levar a uma maior produtividade e lucratividade para uma empresa. Aqui estão maneiras pelas quais você conseguirá criar uma ótima experiência de compra:

Ganhe a confiança do cliente

Para ganhar a confiança de um cliente, o atendimento deve proporcionar uma sensação de segurança. Isso exige que todos os representantes os tratem com respeito. Feito da maneira certa, se tornará uma válvula de retenção de leads. 

Uma maneira de o atendimento ao cliente ajudar as vendas é respeitando o tempo das pessoas, pois cada uma reage em tempos distintos. 

Em vez de um cliente esperar que um representante encontre as informações que deseja, a equipe de vendas pode enviar o cliente ao atendimento e diminuir o tempo de espera.

Os representantes de atendimento também são hábeis em resolver os problemas, o que faz com que os clientes se sintam valorizados e confiem no que a empresa trará no futuro. Quando o caminho é feito de maneira certa, eles estarão mais dispostos a adquirir seus produtos. 

Conversas agradáveis ​​fazem com que os clientes tenham certeza de que obterão ajuda se precisarem. 

Fornecer feedback sobre produtos e processos

O atendimento ao cliente também pode ajudar nas vendas transmitindo informações sobre problemas que os clientes encontram regularmente. Estes profissionais estão bem cientes dos problemas recorrentes com produtos, serviços ou processos. 

Quando o atendimento ouve atentamente as preocupações dos clientes, podem ajudar sua empresa a corrigir problemas para manter os clientes voltando e contando aos outros sobre suas boas experiências.

Reduz o esforço do cliente

Uma das melhores coisas é reduzir o esforço do cliente. Eles esperam experiências de compra rápidas, simples e satisfatórias, o que é importante se precisarem de ajuda para corrigir um problema ou iniciar uma devolução.

Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

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