Dá para anunciar no Google Ads investindo pouco dinheiro?

É possível fazer anúncios no Google Ads gastando pouco?

Muitas empresas de pequeno e médio porte se sentem atraídas a anunciar no Google Ads mas tem receio de investir dinheiro e não ter um retorno financeiro a curto e médio prazo. E mais, tem receio de gastar muito e ganhar pouco e muitas vezes ou preferem não anunciar ou se frustram sem ver os resultados de imediato.

Como anunciar no Google Ads gastando pouco?

Bem, o gastar pouco é relativo pois para muitas empresas o pouco pode ser 500 reais e para outras o pouco pode ser 2 mil reais ou até mais.  Mas vamos partir do princípio que a sua empresa venda serviços num local físico e que seja necessário atrair os clientes para esse local.

Você pode começar anunciando no Google Ads para um raio de 5km ou 10 km ao redor da sua empresa pois o Google lhe dá essa possibilidade. Porém, para qual público alvo você deve anunciar?  Entenda que antes de você anunciar no Google Ads convém que você tenha de uma forma bem clara qual é a sua persona( público alvo), como por exemplo:

Seus serviços tem um valor de médio a alto, portanto convém você anunciar para o público A e B que certamente irá querer adquirir seus serviços caso eles sejam ótimos. Mas antes disso certifique-se de que seu site esteja otimizado, com navegação rápida, com Chamadas para ação( call to action) pois de nada adianta estar em primeiro lugar no Google se ao clicar o usuário leve muito tempo para acessar seu site( alto índice de abandono por lentidão) e ou acessar rápido mas o site ser confuso, poluído, e o usuário tiver que navegar muito para entender onde deve ir.

Definir raio de ação para a publicidade.

Por tratar-se de serviços onde os clientes terão de ir até seu estabelecimento convém você anunciar para uma distância de até 10 kms ou menos.  Além disso, o Google Ads lhe dá a possibilidade de você segmentar a campanha para as pessoas cuja renda financeira seja de 10% das maiores rendas( ricos), 20%, 30 % e assim por diante.  Portanto se os seus serviços são Premium( alto valor) de repente anuncie para renda de 40% maior.

Escolher frases super segmentadas para suas campanhas.

Digamos que você tenha um Atelier de Costuras cuja especialidade seja a de Conserto de Jaqueta de couro original e não jaqueta de couro sintético ou couro ecológico que se desfaz com facilidade. Se você não quer ser encontrado por quem procurar por termos como sintético, ecológico, jaqueta descascando, jaqueta esfarelando, convém você negativar essas palavras na opção de ” negativar palavras chaves” e ir sempre monitorando os cliques que sua empresa tiver, e qualquer termo que você não queira ser achado e foi encontrado você poderá negativar.

Sendo assim, escolha frases do tipo :

” Reformar jaqueta de couro”

” Ajustar jaqueta de couro”

” Consertar jaqueta de couro”.

Entende como frases super específicas melhora sua campanha e faz com que você perca menos cliques desnecessários? Agora imagine se você anunciasse assim:

” Como ajustar jaqueta de couro”

” Aprender a ajustar jaqueta de couro”

Esses termos são mais para quem está querendo aprender a ajustar jaqueta de couro( costureiras) e não para quem busca por esse serviço de ajustes.

Outro exemplo de diferença de anúncio no Google Ads.

Suponhamos que você tenha uma cafeteria num bairro nobre e queira anunciar no Google Ads. Eis algumas frases ideias para anunciar:

” A melhor cafeteria de sp”

” Onde tomar café em Sp ”

” Cafeteria em Sp”

” Tomar café expresso em Sp”.

São frases específicas de quem busca realmente tomar um delicioso café em Sp( ou em outra cidade por exemplo)., agora digamos que você anunciasse assim:

” Café em Sp”

” Como tomar café”

” Como fazer café em sp”.

Essas frases fariam você perder muito dinheiro pois atrairia cliques desnecessários, de quem quer comprar pó de café para fazer em casa por exemplo.

Então vamos a um resumo de como anunciar no Google Ads?

Primeiro seja muito bom no que você faz, tenha um site super bacana e claro para o usuário, cuja navegação seja rápida e cada serviço que você faz esteja super bem especificado.  Feito esse processo básico aí sim valerá a pena você investir no Google Ads estudando muito e ou contratando uma empresa.

Se você quer economizar tempo contrate uma empresa especializada em Google Ads, mas se você não puder auxiliar a empresa com seu conhecimento ou se a empresa não aceitar essa parceria convém você não fechar contrato pois por melhores que sejam os especialistas em Google Ads eles nunca terão a vasta experiência do seu negócio como você tem.  É só voltarmos ao exemplo do Atelier de Costuras onde se o dono não explicar à empresa que faz anúncios no Google Ads sobre os termos sintético, ecológico, descascando e esfarelando eles não terão como ” adivinhar” e não negativarão esses termos, fazendo sua empresa ter cliques e mais cliques desnecessários. O mesmo ocorre com a cafeteria e quaisquer outros estabelecimentos.

Então nossa sugestão é que você estude muito a respeito de Google Ads afim de ajudar a empresa que anunciará, mas lembre-se de que sua ajuda não pode ser um fardo para a empresa pois se você opinar muito e não deixá-los trabalhar talvez seja melhor você mesmo começar fazendo as campanhas e aprendendo aos poucos. Mas Google Ads não é brincadeira não, é algo que você terá de levar muito a sério para não se frustrar e achar que a ferramenta não presta, quando na verdade ela lhe dará a oportunidade de estar sempre nas 3 primeiras posições no buscador do Google em termos específicos.

Escolha a Campanha de Rede de pesquisa para começar a anunciar no Google Ads

O Google Ads lhe dá a opção de escolher se quer fazer campanha de rede de pesquisa, rede de display, entre outros.  Comece pela Rede de pesquisa que nada mais é do que só aparecer quando o usuário for até o Google e buscar por termos específicos que você colocou para ser encontrado.  Com essa estratégia você gastará muito menos verba.

Campanha de Rede de Display( não fazer a princípio).

A Rede de display é quando o Google mostra um banner da sua empresa para várias pessoas que não exatamente procurou no google e ou achou sua empresa.  É só você por exemplo ver que muitas vezes você buscou por algo e ” do nada” começou a aparecer anúncios de coisas semelhantes para você.  Na verdade isso não é por acaso e sim a Inteligência Artificial do Google que entendeu seu Sexo, sua idade, seus assuntos de interesse e começou a lhe enviar anúncios de empresas que buscam pelo perfil parecido com o seu. O mesmo ocorre no Instagram e no Facebook.

Embora o Cpc ( custo por clique) no Google Ads seja mais alto para a Rede de Pesquisa, ela só mostrará sua empresa para quem realmente está buscando pelo serviço, ao passo que a Rede de Display mostrará para quem tem um suposto interesse.

Vamos a um exemplo mais claro?

Digamos que você seja uma costureira de vestido de noiva onde você faça Ajuste de vestido de noiva mas você não faz venda de vestido de noiva.  Então sendo costureira de ajuste de vestido você executa um Serviço, ao passo de quem vende vestido de noiva oferece um produto, correto?

Nesse caso o ideal é você anunciar na Rede de Pesquisa como ” Ajuste de vestido de noiva” , ” Reforma de vestido de noiva”. Porém, caso você anunciasse na rede de pesquisa o Google Ads mostraria seus anúncios não só para quem procurou no google por ajuste ou conserto, mas também para quem buscou por casamento, festa de casamento, noivado etc.

Uma noiva que esteja só por curiosidade vendo assuntos de casamento não tem a mesma intenção de fechar serviço como uma noiva que foi até a rede de pesquisa e foi enfática ao digitar” Ajuste de vestido de noiva”.   Conseguiu entender a diferença?

Não se assuste com a quantidade de detalhes. Vá fundo nos estudos, pesquise muito a respeito e bora lá anunciar no Google Ads que vale muito a pena sim. Do contrário milhares e milhares de empresas não anunciariam.

E se precisar da nossa ajuda é só nos contatar. E por favor nos diga o que você achou do nosso Post. 

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