Estratégias de marketing de conteúdo que podem impulsionar o seu site

O marketing de conteúdo é uma estratégia importante para as marcas, pois foca em atrair e conquistar o público-alvo.

A internet abriu espaço para que todas as empresas pudessem divulgar seus produtos e serviços, usando estratégias simples, mas que trazem muitos resultados.

Uma delas visa fornecer conteúdo de qualidade, que agregue conhecimento ao público, bem como melhore o posicionamento da marca.

Além de colocar a empresa como autoridade naquilo que faz, o marketing de conteúdo também impulsiona os sites dessas marcas. Por isso é importante utilizá-lo, uma vez que toda organização possui um endereço na web.

Por ser um canal básico de comunicação, a concorrência aumenta e o consumidor pode encontrar diferentes opções para um mesmo produto ou serviço.

Isso faz com que seja inevitável a necessidade de se destacar e estar entre as páginas mais visitadas da internet. Só que, para isso, os conteúdos precisam ser de qualidade e entregar as respostas que os usuários procuram.

É por meio de algumas estratégias em marketing de conteúdo que as empresas conseguem esse destaque. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é, a importância e dar algumas dicas de ações para colocar em prática.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa engajar o público-alvo de uma marca e aumentar a rede de clientes.

Sua ação acontece por meio da criação de conteúdos relevantes e valiosos, que atraem, envolvem e geram valor para as pessoas. Isso acaba criando uma percepção positiva da marca, melhorando o fluxo dos negócios.

Essa estratégia age de maneira oposta ao que estávamos acostumados antes, quando éramos obrigados a assistir os comerciais de TV. Apesar de isso ainda acontecer, o público mudou o seu comportamento.

Hoje, os consumidores não aceitam mais uma relação passiva com as marcas, pois têm o poder de escolher o que consumir e de quem. Então, as empresas passaram a ter mais conhecimento do público, para produzir o conteúdo que ele deseja.

A regra, agora, é focar nas necessidades e desejos das pessoas e não apenas em vender. Portanto, o marketing de conteúdo segue essa regra e oferece algo que resolva um problema, esclareça uma dúvida e ensine algo aos consumidores.

Além disso, a mensagem vai impactar as pessoas do jeito certo, exatamente no momento que elas mais precisam.

Se alguém precisa de informações sobre painel de led outdoor, o conteúdo vai chegar até essas pessoas e satisfazer as necessidades delas. Isso leva ao compartilhamento de informações, o que faz a marca crescer.

Quando a empresa ajuda seu público com materiais ricos e relevantes, ele passa a ter uma visão positiva da marca.

As pessoas, hoje em dia, estão muito mais propensas a fazer negócio com as marcas que elas confiam.

Portanto, o marketing de conteúdo se torna um caminho para os resultados positivos, tanto para quem vende quanto para quem compra.

Vantagens do Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é algo tão importante para a marca que a maioria já usa essa estratégia, e, quem ainda não usa, em breve vai precisar dele.

As razões para esse crescimento são as vantagens, tais como:

Aumenta o tráfego do site

Praticamente todos os internautas usam o Google quando precisam de informações sobre mezanino metálico ou qualquer outro assunto. Isso coloca o site como porta de entrada para novos clientes, sendo que o Google é o caminho até ele.

Os conteúdos relevantes ajudam a posicionar o site da empresa na primeira página do buscador mais usado. Isso é importante, uma vez que raramente os usuários vão até a segunda página de resultados.

Melhora o reconhecimento da marca

O marketing de conteúdo é a melhor estratégia para que as pessoas reconheçam uma marca no mercado.

Isso é importante porque o consumidor moderno tem muitas opções, mas ele sempre vai escolher a empresa que ele confia e que lhe agrada.

Por exemplo, o leitor de um blog de uma fabricante de controlador de temperatura vai preferir ela ao invés de outra, porque ele já conhece os conteúdos e essa empresa já o ajudou em outros momentos.

Educa o mercado

É comum que as pessoas não entendam qual o mercado de uma marca, o que ela vende e para que servem seus produtos e serviços.

Os conteúdos esclarecem essas dúvidas e ensinam aquilo que o público precisa saber, dessa forma, eles descobrem uma nova necessidade ou entendem as razões para uma compra.

Conteúdos de qualidade quebram objeções e deixam os clientes mais satisfeitos. Isso faz com que comprem produtos e serviços com consciência.

Gera vendas

Apesar do principal objetivo do marketing de conteúdo não ser aumentar o número de vendas, ele também alcança esse resultado.

Para isso, essa estratégia age da seguinte forma: o cliente pesquisou sobre inibidor de corrosão. Os conteúdos vão guiar esse lead durante todo o processo de compra, preparando-o para a tomada de decisão.

Reduz o custo de aquisição de clientes

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é uma métrica que aponta o quanto uma empresa investiu em marketing e vendas para atrair um novo cliente.

Para esse investimento valer a pena, o cliente deve gastar mais com a marca do que a marca gastou para conquistá-lo. Mas muitas empresas continuam gastando rios de dinheiro com mídias pagas para atrair novos clientes.

O marketing de conteúdo é mais barato, porque ele esclarece as dúvidas do consumidor até que ele esteja pronto para o processo de vendas.

Esses conteúdos podem assumir diversos formatos, tais como:

  • E-books;
  • Webinars;
  • Vídeos;
  • Infográficos.

As marcas, como uma fabricante de bomba centrífuga, podem usar essa estratégia também para treinar a equipe de vendas, construir autoridade no mercado e impulsionar o seu site.

Dicas de Marketing de Conteúdo para impulsionar o site

Já que essa estratégia também ajuda a impulsionar o site, listamos, a seguir, 5 dicas para fazer isso e obter os melhores resultados.

1.    Planejamento de conteúdo

Escrever é, na verdade, a menor parte dessa estratégia. Antes de começar a criar os materiais, é necessário definir objetivos e saber quais métricas vai avaliar.

O planejamento é tudo o que virá antes de criar o conteúdo, é o momento de deixar claro os resultados que deseja obter, o caminho até lá e como o progresso será mensurado.

2.    Periodicidade das publicações

Uma empresa de caldeiraria industrial está sempre publicando novos materiais porque ela sabe que os consumidores estão em busca de conteúdos e assuntos diferentes.

Por isso é importante que a frequência de publicações seja alta, para que os usuários tenham vontade de voltar e ler mais materiais.

Mas é preciso garantir a qualidade dos materiais também, pois de nada adianta publicar itens rasos, mal escritos e não direcionados.

Outro erro comum é publicar bastante em um período e praticamente não atualizar o site ou blog em outro momento.

Isso é grave, porque não fideliza os leitores. Dessa forma, as publicações precisam ser regulares, por exemplo, 3 artigos por semana.

3.    Persuasão

O princípio da persuasão é muito importante para as estratégias em marketing de conteúdo. Ele consiste não apenas em tornar um conteúdo valioso, mas também irresistível para os leitores.

Para colocá-lo em prática, é preciso seguir alguns atalhos, como despertar a reciprocidade dos leitores. Ao oferecer um conteúdo rico para eles, muitos se sentirão na obrigação de responder positivamente a isso.

4.    SEO

O SEO é uma prática de Marketing Digital que visa posicionar o site nas primeiras opções do Google. Dentro do Marketing de Conteúdo, ele se baseia em algumas estratégias.

Uma delas é a escolha de palavras-chave. Por exemplo, uma empresa escolheu a palavra “levantamento topográfico” para o seu conteúdo. Ela deve ser repetida algumas vezes durante o texto, para que o Google consiga identificar a relevância do material.

No entanto, o conteúdo precisa realmente ter profundidade e não apenas repetir essa palavra-chave aleatoriamente.

Outra prática de SEO está na escolha de um bom título, que remete ao assunto do texto, além de um subtítulo atraente para o leitor.

5.    Oferecer respostas simples

É importante saber quais são as dúvidas mais frequentes dos leitores para oferecer conteúdos ainda mais direcionados.

Por exemplo, se para uma empresa de aluguel de impressoras as dúvidas mais frequentes estão relacionadas ao tipo de máquina disponível para a locação e qual a melhor opção, ela pode criar materiais que falem sobre o tipo mais indicado de impressora para cada necessidade.

As dúvidas costumam ser muito mais simples e básicas do que se imagina. Então, respondê-las é o melhor caminho para tornar os conteúdos mais interessantes e relevantes para o público.

Conclusão

O Marketing de Conteúdo é uma excelente maneira de promover a empresa por meio de seu site ou blog.

Com conteúdos bem elaborados e focados no público, esses materiais estarão sempre entre as primeiras colocações dos resultados do Google.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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